Calendario IPVA 2024

PGR informa que investigarĂĄ invasão de território indĂ­gena Xipaia, no ParĂĄ

Por Redação em 17/04/2022 às 15:58:10
Medida foi anunciada após apreensão de balsa e equipamentos de garimpeiros na região. Procurador Augusto Aras quer apuração sobre pessoas envolvidas no caso. O Ministério PĂșblico Federal informou neste domingo (17) que o procurador-geral da RepĂșblica, Augusto Aras, determinou a apuração de pessoas envolvidas na invasão do território indĂ­gena Xipaia, no ParĂĄ.

Conforme o Ministério PĂșblico, na Ășltima quinta-feira (14) uma balsa com garimpeiros teria invadido a ĂĄrea e atacado indĂ­genas.

A investigação da PGR foi anunciada depois que, neste sĂĄbado (16), a Operação Guardião da Floresta apreendeu uma embarcação e equipamentos de garimpeiros na região.

De acordo com a PGR, Aras enviou ao presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, o depoimento de uma das lideranças da comunidade indĂ­gena Xipaia e pediu providĂȘncias a fim de se evitar um possĂ­vel conflito armado.

A Câmara de Populações IndĂ­genas e Comunidades Tradicionais do Ministério PĂșblico e a unidade do órgão em Altamira (PA), no sul do estado, monitoram a situação no local neste feriado de PĂĄscoa.

Participam da Operação Guardião da Floresta, além do Ministério PĂșblico e da Funai, a PolĂ­cia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Força Nacional e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023