Funcionárias de agência terceirizada da Caixa são presas por suspeita de fraudes no auxílio emergencial em MT

Por Redação em 12/04/2022 às 09:48:55
Dinheiro foi apreendido com as suspeitas de fraudes no auxílio emergencial

Dinheiro foi apreendido com as suspeitas de fraudes no auxílio emergencial

Suspeitas usavam o token de um gerente da agência antes da chegada dele ao trabalho para ter acesso às contas de clientes e conseguir fazer transações bancárias, como pagamento de boletos, transferências e PIX.

Duas funcionárias de uma empresa terceirizada que presta serviços em uma agência da Caixa Econômica Federal em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram presas em flagrante, nessa segunda-feira (11), por suspeita de fraudes no programa do auxílio emergencial.

De acordo com a Polícia Federal, as suspeitas participavam de um esquema que alterava os e-mails no cadastro dos clientes para terem acesso às contas pelo aplicativo "CAIXA Tem". Depois de conseguirem esse acesso, elas alteravam a senha e passavam a fazer transações bancárias, como pagamento de boletos, transferências e PIX.

Operação contra fraudes e desvios de auxílio emergencial da Caixa é deflagrada pela PF em MT

Conforme as investigações, para realizar as alterações nas contas, as mulheres usavam o token de um gerente da agência antes da chegada dele ao trabalho.

Só nessa segunda-feira, foram alterados os cadastros de mais de 120 clientes da agência. Aos policiais, uma das suspeitas disse que recebia 50% de cada valor obtido com a fraude e a outra recebia 25%.

A Polícia Federal informou que está investigando os responsáveis pelos saques e fornecimento dos CPFs dos beneficiários do auxílio e que repassavam às suspeitas o pagamento pelas alterações realizadas no sistema.


Operação foi deflagrada pela Polícia Federal — Foto: PF
Operação foi deflagrada pela Polícia Federal


Perfil das vítimas

As investigações apontaram ainda que as contas fraudadas eram apenas de homens enquadrados no auxílio por serem pais solteiros ou chefes de família que criam filhos sozinhos, sem cônjuge, companheiro ou companheira.

Segundo a PF, durante a prisão, dentro da agência, os agentes encontraram mais de R$ 3 mil em espécie dentro da bolsa de uma das suspeitas. Ela confirmou aos policiais que tinha acabado de receber o dinheiro proveniente do esquema criminoso.

Já a outra mulher decidiu entregar quase R$ 50 mil que estava na casa dela.

Além do dinheiro em espécie, foram apreendidos documentos, celulares e uma lista com nome e CPFs das vítimas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023