Agro Noticia 728x90

Mensagens mostram que Bolsonaro avisou Moro sobre troca na PF antes de reunião: "Está decidido"

Por Redação em 23/05/2020 às 19:54:07

O jornal O Estado De S. Paulo revelou no fim da tarde deste sábado (23) mensagens que mostram que Jair Bolsonaro avisou Sergio Moro que havia decidido tirar Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal antes da reunião ministerial do dia 22 de abril. As conversas integram o inquérito que apura suposta tentativa de interferência do presidente na PF.

Os printsobtidos pelo jornal mostram que, às 6h26 do dia 22 de abril (mesma data da reunião ministerial), Bolsonaro mandou a seguinte mensagem para o então ministro da Justiça e Segurança Pública: "Moro, o Valeixo sai essa semana. Isto está decidido. Você pode decidir apenas a forma. A pedido ou ex oficio".

Onze minutos depois, às 6h37, Moro respondeu: "Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente estou ah (sic) disposição para tanto".

A reunião ministerial aconteceu por volta das 10h daquele mesmo dia, ou seja, cerca de três horas e meia depois da troca de mensagens.

O encontro entre o presidente e os ministros foi apontado por Moro como uma prova de que Bolsonaro tentou interferir no comando da Polícia Federal. O vídeo da reunião foi divulgado na última sexta-feira (22), após decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mostra o presidente reclamando da falta de informações da PF e dizendo que iria trocar "a segurança nossa no Rio de Janeiro".

Moro alega que, nesse momento, Bolsonaro se referia ao desejo de realizar a troca na Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro. O presidente, por sua vez, afirma que dizia sobre a segurança pessoal dele e de seus familiares, que fica a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

 

Fonte: JP

Coronavirus 728x90

Comentários

InfoJud 728x90