Calendario IPVA 2024

'Não deixe o leão pegar no seu pé': conheça a história por trás do símbolo do Imposto de Renda

Por Redação em 07/04/2022 às 08:10:38
Tudo começou com uma campanha publicitária que se tornou um sucesso nos anos 80. Nas propagandas, animal apareceu carregando formulários, no meio de sala, subindo pelas paredes e até sendo entrevistado. VEJA VÍDEOS. O leão surgiu como símbolo do Imposto de Renda em campanha publicitária da Receita Federal no final de 1979.

Reprodução/YouTube/Receita Federal

"Cuidado com o leão", "Não deixe o leão pegar no seu pé", o "leão é manso, mas não é bobo". Hoje em dia, essas frases são automaticamente associadas ao Imposto de Renda e à Receita Federal. Mas por que o leão se tornou símbolo do Imposto de Renda?

Imposto de Renda faz 100 anos em 2022 à espera da aprovação de reforma pelo Congresso

SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2022

Tudo começou com uma campanha publicitária que se tornou um sucesso no país nos anos 80. A ideia era mostrar que o imposto de renda podia ser domado, mas que, se alguém resolvesse desafiar o Fisco, poderia correr risco e ter problemas.

A primeira peça publicitária com a imagem do leão foi veiculada no início de 1980. A propaganda mostrava um domador e um leão e começava com a narração: "Um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço".

O filme do governo federal terminava com o domado abraçando o leão e a mensagem: "Faça a sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar". Veja o vídeo abaixo:

A primeira peça publicitária com a imagem do leão foi apresentada em 1980. A propaganda da Receita trazia um domador abraçado com o animal.

Divulgação/Receita Federal

A campanha foi criada pela equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ – atual DPZ&T.

Segundo o livro "História do Imposto de Renda no Brasil", da Receita Federal, a escolha do leão levou em consideração algumas das características do animal:

É um animal nobre, que impõe respeito e demonstra sua força pela simples presença

É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar

É justo

É leal

É manso, mas não é bobo

Em 10 anos, foram realizados mais de 30 filmes, além de peças para jornais e revistas, em que um leão de verdade aparecia como protagonista nas mais diversas situações: andando pelas ruas, dentro de casa, subindo pelas paredes e até sendo entrevistado.

Em uma das peças que buscava refletir os hábitos das famílias nos anos 80, a propaganda mostrava uma sala, com o marido preenchendo a declaração, a esposa fazendo crochê, a filha lendo uma revista em quadrinhos, o filho sentado no chão e o leão observando a papelada espalhada pela mesa.

Campanha de 1980 em jornais e revistas mostrava uma família, com um homem preenchendo a declaração, a esposa fazendo crochê, a filha lendo uma revista em quadrinhos, o filho sentado no chão e o leão observando a papelada espalhada na mesa.

Divulgação/Receita Federal

No final do filme, o homem a entrega a declaração, preenchida, na boca do leão, e o felino sai da sala com o papel na boca. Veja abaixo a propaganda:

As propagandas com o leão fizeram um grande sucesso na época. "A imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais bem sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira", afirma o livro da história do IR.

A Receita Federal destaca que o leão chegou até aos dicionários. O “Houaiss” associa o animal ao órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda. Já segundo o “Aurélio”, o termo é o órgão arrecadador do imposto de renda. Para o “Sacconi”, leão é o serviço de arrecadação do imposto de renda.

Veja abaixo outras propagandas da Receita Federal com o leão:

Carnê-leão

O símbolo do leão foi usado também para batizar o recolhimento antecipado obrigatório do imposto de renda em 1980. "O recolhimento era trimestral, foi lembrado que se assemelhava a um carnê, pois era pago em quatro 'prestações' anuais. Paralelamente, o símbolo do leão acabava de ser lançado e com ampla aceitação. Daí, a denominação carnê-leão", explica a Receita.

A Receita Federal não use mais a figura do leão em campanhas institucionais, mas a página oficial do Imposto de Renda 2022 traz a foto de um leão nas orientações relacionadas à malha fina.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano-base 2021) vai até 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declarações, o mesmo número de documentos recebidos em 2021.

Sem correção desde 2015, tabela do IR acumula defasagem de 134,5%; número de isentos quase triplicaria com ajuste

Em 1980, propaganda da Receita mostrava um leão solto nas ruas para a entrega de formulário do Imposto de Renda

Divulgação/Receita Federal

SAIBA MAIS SOBRE OS 1OO ANOS DO IMPOSTO DE RENDA NO BRASIL

100 anos do imposto de renda

Editoria de Arte / g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023