Calendario IPVA 2024

Presidente da Anatel afirma que isolamento elevou uso da banda larga e admite atraso em leilão da rede 5G

Por Redação em 22/05/2020 às 16:35:31

Em conferência on-line, presidente da agência reguladora afirmou que pandemia gera impacto no cronograma e na cadeia de suprimentos do 5G. O tráfego de banda larga no Brasil cresceu entre 40% e 50% em meio à pandemia de coronavírus, disse Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta sexta-feira (22).

Morais admitiu ainda, pela primeira vez, que as medidas de distanciamento social para conter a pandemia podem atrasar o cronograma do leilão das frequências 5G.

Mesmo antes da Covid-19, o aguardado leilão do espectro de 5G tinha sido adiado em relação à data inicialmente prevista de março de 2020, dada a necessidade de investigar melhor possíveis interferências com outros sinais.

No final de março, a Anatel suspendeu indefinidamente os testes de campo para a frequência de 3,5 GHz, embora outras simulações técnicas com computadores sigam em andamento.

"A pandemia certamente gera algum impacto no cronograma e na própria cadeia de suprimentos do 5G no curto prazo. Isso é inexorável", disse Morais, em uma conferência on-line.

"No longo prazo, porém, estimula o 5G, a expansão da fibra e a infraestrutura de telecomunicações uma vez que testa a importância das soluções digitais para endereçamento da crise", acrescentou.

Os comentários de Morais sinalizam uma ligeira mudança no discurso da Anatel desde o início de abril, quando a agência insistia na possibilidade de realizar o leilão de 5G ainda no final de 2020, classificando discussões sobre um novo adiamento como "prematuras".

Ele também elogiou as operadoras de telefonia por manterem a qualidade do serviço prestado mesmo com o aumento do tráfego de dados durante a pandemia, bem como os esforços para expansão da rede de fibra ótica FTTH (fiber-to-the-home), que Morais vê como um passo crucial antes da chegada da tecnologia 5G.

Infográfico explica o que é o 5G

Fernanda Garrafiel/G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023