Calendario IPVA 2024

Em Rio Branco, mais de 2,7 mil idosos estão aptos a tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19

Por Redação em 27/03/2022 às 12:20:35
Vacinação começou no sábado (26). Ao todo, população de mais de 80 anos é composta por mais de 4 mil idosos. Porém, é preciso ter tomado a primeira dose de reforço há quatro meses. Em Rio Branco, mais de 2,7 mil idosos estão aptos a tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19

Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A capital acreana, Rio Branco, conta com um público de mais de 4 mil pessoas com mais de 80 anos e, deste total, 2.732 estão aptos a tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 que começou a ser aplicada nesse sábado (26).

Os dados foram repassados pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Socorro Martins, em entrevista à Rede Amazônica Acre.

“A quarta dose é para aqueles que fizeram a primeira dose de reforço e já estão há quatro meses da primeira dose de reforço e agora podem tomar a quarta. O ministério indica que qualquer uma das três vacinas disponíveis que temos na nossa rede pode ser aplicada nesse reforço”, explicou.

Rio Branco começa a vacinar idosos acima dos 80 anos com a 4ª dose contra a Covid neste sábado (26)

Ministério da Saúde recomenda aplicação da 4ª dose em idosos acima de 80 anos

Na quarta-feira (23), o Ministério da Saúde anunciou a recomendação da aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid (a segunda dose de reforço) em idosos acima de 80 anos. A informação foi divulgada em uma rede social e publicada em uma nota técnica.

A aplicação da 4ª dose de reforço em outras faixas etárias ainda não está definida pela pasta, mas essas recomendações "podem ser revistas a qualquer momento", informou a nota.

“Os estudos apontam que a partir de um certo tempo, de seis a oito meses, os anticorpos já começam a ter um declínio, por isso que eles indicam a vacina a partir dos quatros meses para que dê aquele upgrade nos idosos e eles fiquem prevenidos contra a Covid que ainda está no nosso meio”, acrescentou Socorro.

Repórter Kelton Pinho fala ao vivo sobre a cheia do Rio Acre na capital acreana

Vacina em crianças

Socorro disse que a maior preocupação neste momento é a vacinação nas crianças que está com baixa procura, desde o início em 17 de janeiro quando iniciou na capital.

“Nesse momento ainda temos uma baixa adesão por parte dos pais. Já era para estarmos fazendo a segunda dose e temos somente 27% de vacinados com primeira dose. Temos 49 mil crianças para serem vacinadas e somente 13 mil foram vacinadas. Então, essa é a maior preocupação porque é um momento de retorno às aulas, elas vão estar aglomeradas”, argumentou.

Ainda conforme a coordenadora, nestes mais de 60 dias do início da vacinação não foi encontrado nenhum problema adverso nestes 13 mil vacinados, nenhuma notificação ou reclamação.

Reveja os telejornais

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania