O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, composto por três empresas de São Paulo, venceu nesta quinta-feira (17) a licitação para a construção da novo modal de transporte da capital e de Várzea Grande, com uma proposta de R$ 468 milhões.O processo licitatório para a construção do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) foi na modalidade RDC - Regime Diferenciado de Contratação -, instituído em 2011 pelo governo federal para acelerar as obras da Copa do Mundo de 2014.O consórcio vencedor deve apresentar todos os projetos necessários para as obras, entre eles de desapropriação, assim como obter licenças e adquirir veículos que serão usados no BRT. A previsão de construção é de 24 meses. A licitação foi feita após o governo optou pelo BRT em detrimento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), após quitar toda a dívida do financiamento para as obras do metrô. O VLT foi escolhido como modal de transporte para receber a Copa em 2012 e ficou em construção até 2014. O resultado foi questionado pelo Consórcio Mobilidade MT, segundo colocado no processo licitatório. O consórcio vencedor é formado pelas empresas: Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A.; Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.Foi dado o prazo de 24 horas para a apresentação da documentação necessária para a homologação do resultado.
Projeto do BRT abrange áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, diz governo
O consórcio vencedor apresentou uma proposta de R$ 468.031.500.531,82 para a execução do BRT. Segundo o governo, o valor é 2,59% a menos que o valor de referência, que era de R$ 480.500.531,82. O anteprojeto do BRT contempla a construção de 46 estações, dois terminais em Cuiabá (Coxipó e CPA), reconstrução do Terminal André Maggi (Várzea Grande) e prevê a construção de um viaduto para passagem do BRT (rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa com Beira Rio) e de uma ponte sobre o Rio Coxipó, parque linear e requalificação do Largo do Rosário (ao lado do Morro da Luz). Segundo o governo, além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.
Projeto do BRT abrange construção de parque linear em Cuiabá
Entre as vantagens do BRT, segundo o estado, estão tarifa mais acessível em relação à do VLT, a possibilidade de expansão para outras regiões e custo menor de construção.Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região, argumenta o governo.
G1