Calendario IPVA 2024

Liberdade de expressão precisa ser protegida de quem quer destruĂ­-la juntamente com a democracia, diz Barroso

Por Redação em 17/02/2022 às 23:03:01
O ministro LuĂ­s Roberto Barroso presidiu pela Ășltima vez uma sessão do TSE, depois de quase dois anos à frente da Corte. Ele defendeu a segurança do sistema eletrônico de votação e as ações de combate à desinformação. Liberdade de expressão precisa ser protegida de quem quer destruĂ­-la juntamente com a democracia, diz Barroso

O ministro LuĂ­s Roberto Barroso presidiu nesta quinta-feira (17), pela Ășltima vez, uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral depois de quase dois anos à frente da Corte. Barroso defendeu a segurança do sistema eletrônico de votação e as ações de combate à desinformação. Ele também recebeu homenagens dos colegas.

"Deixa um legado importantĂ­ssimo no avanço ao combate a um cupim que vem corroendo ou tentando corroer as instituições democrĂĄticas, que são as fake news, as notĂ­cias fraudulentas", disse o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente eleito do TSE.

No discurso de despedida da presidĂȘncia, LuĂ­s Roberto Barroso fez um balanço da gestão dele e destacou o papel da imprensa no combate às informações falsas:

"Imprensa profissional é um dos antĂ­dotos contra esse mundo da pós-verdade e dos fatos alternativos, disfarces para a mentira e as notĂ­cias fraudulentas."

O ministro também reafirmou a segurança das urnas eletrônicas:

"O sistema de votação eletrônica brasileiro é um sistema seguro, transparente e auditĂĄvel. Ele é seguro e foi implantado em 1996, hĂĄ mais de 25 anos, sem que jamais se tenha documentado qualquer caso de fraude. Justamente ao contrĂĄrio, nós derrotamos o passado de fraudes com voto impresso. Ademais, as urnas eletrônicas, como não me canso de repetir, jamais entram em rede. Isto é, elas não tĂȘm ligação com a internet. Como consequĂȘncia, não estão sujeitas a acesso remoto, a invasão por hackers."

No discurso, LuĂ­s Roberto Barroso afirmou que a liberdade de expressão precisa ser protegida contra os que querem destruĂ­-la juntamente com a democracia.

"MĂ­dias sociais que aceitam com naturalidade apologia ao nazismo, ao terrorismo, ameaças a agentes pĂșblicos e ataques à democracia, sem qualquer controle de comportamentos coordenados inautĂȘnticos e das condutas criminosas, não devem ser admitidas a operar no Brasil. A liberdade de expressão é muito importante e precisa ser protegida. Inclusive contra os que a utilizam para destruĂ­-la, juntamente com a destruição da democracia", disse.

LuĂ­s Roberto Barroso lembrou que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o voto impresso e criticou quem defende esse sistema.

"A rediscussão requentada do assunto só tem por finalidade tumultuar o processo eleitoral. Sempre relembrando que nos Estados Unidos existe voto impresso e o candidato derrotado não apenas jamais reconheceu a derrota como até hoje sustenta a tese de que houve fraude e a eleição foi roubada. A moral da história, como jĂĄ disse anteriormente, é que não hĂĄ remédio na farmacologia jurĂ­dica para maus perdedores."

LuĂ­s Roberto Barroso não citou o nome de Jair Bolsonaro, mas listou uma série de atos do presidente considerados afrontas à democracia:

"Nos Ășltimos tempos, a democracia e as instituições brasileiras passaram por ameaças das quais acreditĂĄvamos jĂĄ haver nos livrado. Não foram apenas exaltações verbais à ditadura e à tortura, mas ações concretas e preocupantes, que incluĂ­ram: comparecimento a manifestação na porta do comando do Exército, na qual se pedia a volta da ditadura militar e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal; desfile de tanques de guerra na Praça dos TrĂȘs Poderes, com claros propósitos intimidatórios; ordem para que caças sobrevoassem a Praça dos TrĂȘs Poderes, com a finalidade de quebrar as vidraças do Supremo Tribunal Federal, em ameaça a seus integrantes, como revelado pelo ex-ministro da Justiça e Segurança PĂșblica Raul Jungmann; comparecimento à manifestação de 7 de Setembro com ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal e ameaças de não mais cumprir decisões judiciais; pedido de impeachment de ministro do STF em razão de decisões judiciais que desagradavam; ameaça de não renovação de concessão de emissora que faz jornalismo independente; agressões verbais a jornalistas e órgãos de imprensa, entre outras. Num mundo que assiste preocupado à ascensão do populismo extremista e autoritĂĄrio, rescendendo a fascismo, a preservação da democracia e o respeito às instituições passaram a ser ativos valiosos, indispensĂĄveis para quem queira ser um ator global relevante. Não é de surpreender que dirigentes brasileiros não sejam hoje bem-vindos em nenhum paĂ­s democrĂĄtico e desenvolvido do mundo. E, nos eventos multilaterais, vagam pelos corredores e calçadas sem serem recebidos, acumulando recusas em pedidos de reuniões bilaterais."

Barroso lembrou ainda que governos autoritĂĄrios procuram desacreditar o processo eleitoral e induzir os eleitores a acreditar em mentiras.

"Aqui no Tribunal Superior Eleitoral procuramos fazer a nossa parte na resistĂȘncia aos ataques à democracia. AliĂĄs, uma das estratégias das vocações autoritĂĄrias em diferentes partes do mundo é procurar desacreditar o processo eleitoral, fazendo acusações falsas e propagando o discurso de que "se eu não ganhar, houve fraude". Trata-se de repetição mambembe do que fez Donald Trump nos Estados Unidos, procurando deslegitimar a vitória inequĂ­voca do seu oponente e induzindo multidões a acreditar na mentira", afirmou.

Por fim, Barroso desejou sorte ao ministro Edson Fachin, que assume a presidĂȘncia do TSE na semana que vem. Fachin lembrou os desafios enfrentados pelo colega nos Ășltimos dois anos.

"Sua atuação proba, justa e transparente guiou o Tribunal Superior Eleitoral, mesmo quando as ameaças de um passado sombrio não tão longĂ­nquo nos rondaram dia e noite", disse Fachin.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023