G1/MT
Empresa deverá informar, em 10 dias, a relação atualizada dos municípios que oferecem esse tipo de transporte e a quantidade de motoristas cadastrados e ativos na plataforma. Usuários de transporte por aplicativo reclamam dos constantes cancelamentos de corridasReprodução EPTVO Procon de Mato Grosso notificou, nesta segunda-feira (7), o aplicativo de transporte Uber e pediu explicações sobre o alto número de cancelamento e demora para a aceitação das corridas no estado. A empresa tem 10 dias para repassar as informações solicitadas.O g1 entrou em contato com a Uber, mas não obteve retorno até esta publicação.De acordo com o Procon, a notificação foi motivada por inúmeras notícias e relatos nas redes sociais de transtornos enfrentados pelos consumidores em relação ao serviço oferecido pela empresa.Conforme a notificação, a empresa deverá informar a relação atualizada dos municípios de Mato Grosso que disponibilizam esse tipo de transporte e a quantidade de motoristas cadastrados e ativos na plataforma, por município. Também deverá encaminhar dados sobre o valor médio cobrado por categoria nos últimos 12 meses e o tempo médio de espera do consumidor para o embarque, por município e categoria.LEIA MAISAumento no preço de combustíveis reduz número de motoristas de app em MTUber exclui motoristas por cancelamento constante de corridasO Procon pediu ainda que a Uber explique os critérios para cancelamento de viagem - por motoristas e pelos consumidores - e quais são as penas aplicadas em caso de cancelamento. O aumento no número de cancelamentos de viagens realizados pelos motoristas cadastrados nos aplicativos e as reclamações relatadas pelos consumidores também deverão ser esclarecida. A notificação foi encaminhada para a sede da Uber do Brasil, localizada em São Paulo, e para o escritório da empresa em Mato Grosso, localizado em Cuiabá.Segundo o Procon, caso sejam constatadas irregularidades, a empresa poderá receber sanções, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).