Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mato Grosso

MP entra com ação contra lei que proíbe exigência de comprovante de vacinação em município de MT


Lei foi aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeitura, impedindo a exigência da carteira de vacinação como condição de acesso a locais e serviços públicos e privados. Ministério Público Estadual de Mato Grosso entrou com ação contra município de MT

MPE-MT

O Ministério Público Estadual (MPE-MT) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade, com pedido liminar, questionando a suspensão de uma lei que proíbe a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19, em estabelecimentos públicos e privados em Matupá, 696 km de Cuiabá, nessa segunda (31).

O requerimento foi realizado por meio do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.

A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura de Matupá, impedindo a exigência da carteira de vacinação como condição de acesso e frequência a locais e serviços públicos e privados.

O MP argumenta que a lei extrapola a competência suplementar reconhecida aos municípios no que diz respeito às medidas de restrição à liberdade adotadas no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Além disso, conforme a ação, interfere indevidamente nas atribuições da Secretaria Municipal de Saúde, órgão responsável por disciplinar a questão envolvendo a tomada de ações de vigilância epidemiológica e sanitária de combate à Covid-19, violando o princípio da separação de poderes.

Ainda segundo o MP, a medida tomada pelo município enfraquece os esforços adotados até o momento para o combate ao coronavírus, afronta entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal e viola a Constituição Estadual.

O MP disse que a vacinação obrigatória é levada a efeito a partir de ações e medidas indiretas que não sejam invasivas, aflitivas ou coativas.

G1/MT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!