Calendario IPVA 2024

Servidores do grupo de risco que não tomaram a vacina contra a Covid são convocados a voltar ao trabalho presencial em prefeitura de MT

Por Redação em 21/01/2022 às 22:11:29
Prefeitura de São José do Rio Claro (MT) decreta medidas restritivas para conter nova onda de casos de Covid

Prefeitura de São José do Rio Claro (MT) decreta medidas restritivas para conter nova onda de casos de Covid

Decreto estabelece outras medidas restritivas para conter a nova onda de casos de Covid-19 no município de São José do Rio Claro.

O prefeito de São José do Rio Claro, a 298 km de Cuiabá, Levi Ribeiro (Podemos), decretou medidas restritivas para evitar o avanço da Covid-19 na cidade. Entre outros pontos, os servidores do grupo de risco e com comorbidades que se recusarem a tomar a vacina deverão retornar ao trabalho presencial.

Este é o sexto município desde o início do ano que decretou medidas sanitárias restritivas para conter a nova onda de casos da doença.

O decreto temporário entrou em vigor nessa quarta-feira (19), restringido a circulação de pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias. Além disso, também passa a valer o toque de recolher a partir de meia-noite, exceto para serviços essenciais.

O decreto ainda exige que seja ampliado, em estabelecimentos públicos e privados, a limpeza e desinfecção de locais frequentemente tocados, como pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros, interruptores, janelas, telefones, teclados de computador, controles remotos, máquinas acionadas por toque manual, entre outros.

A prefeitura também proíbe, de acordo com o decreto, o acesso a estabelecimentos públicos e privados de funcionários, consumidores e usuários que não estejam utilizando máscara de proteção, ainda que artesanal.

De acordo com o decreto, os servidores do grupo de risco que possuam comorbidades e que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid, serão obrigados a retornarem às atividades presenciais.

Já os funcionários que tomaram as duas doses ou dose única da vacina, que também são do grupo de risco, devem retornar ao trabalho presencial, segundo o decreto.

Comércio em geral

A prefeitura estabelece que os restaurantes, bares, lanchonetes, conveniências e congêneres podem funcionar até a meia noite todos os dias da semana, inclusive em feriados.

Não ficam sujeitas às restrições de horário as atividades de farmácias, serviços de saúde, hospedagem, imprensa, transporte coletivo, individual ou remunerado por aplicativo ou táxi; funerárias e postos de combustíveis.

Os supermercados devem adotar um sistema de controle de entrada, permitindo apenas um integrante por família.

O decreto ainda prevê que as atividades religiosas ficam autorizadas de forma presencial, das 5h às 22h, todos os dias da semana e incluindo feriados, com até 80% da capacidade do local.

O atendimento ao público no município será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Também proíbe qualquer atividade recreativa sobre o Rio Claro, na rodovia MT-010 e do Balneário Festival do Matrinxã.

A fiscalização para cumprimento das medidas ficou sob responsabilidade da equipe de vigilância sanitária, Procon, Polícia Militar e Civil.


Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023