Calendario IPVA 2024

Com exigência de passaporte vacinal, portaria do governo define acesso a órgãos públicos do RN

Por Redação em 16/01/2022 às 10:03:53
Documento aponta que servidores e empregados públicos, bolsistas e estagiários que apresentarem qualquer sintoma gripal deverão permanecer em regime de trabalho remoto. Com exigência de passaporte vacinal, portaria do governo define acesso a órgãos públicos do RN

Sandro Menezes/Assecom

O governo do Rio Grande do Norte publicou neste sábado (15), no Diário Oficial do Estado, a portaria que disciplina o acesso de servidores e da população às dependências dos órgãos da administração pública direta e indireta do estado. O principal requisito é a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19, conforme já havia sido anunciado.

Servidores do RN têm até 20 de janeiro para comprovar vacinação contra Covid-19

Decreto do governo do RN obriga servidores estaduais se vacinarem contra a Covid

A medida tem como principal finalidade prevenir a transmissão do novo coronavírus e suas variantes, em razão do aumento recente no número de casos da doença no RN. "É um cuidado a mais que o governo está tendo com o servidor e com a saúde pública, a fim de evitar uma reincidência de surto da doença nos prédios públicos", explica a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

Veja a portaria na íntegra

A portaria conjunta - das secretarias de Saúde Pública e Administração - exige o passaporte vacinal, com exceção para os casos que, por atestado médico ou que, nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI), não integrem, temporária ou permanentemente, grupo elegível para recebimento do imunizante. É preciso comprovar a justificativa.

ParasdaasdasdasdO documento também determina que os servidores e empregados públicos, bolsistas e estagiários que apresentarem qualquer sintoma gripal deverão permanecer em regime de trabalho remoto, bem como procurar serviço de saúde para atendimento médico. Se diagnosticado com Covid ou Influenza (H3N2), o servidor deverá se afastar das atividades laborais e cumprir isolamento pelo tempo determinado em atestado médico.

Também há a recomendação para que as chefias elaborem escalas de horários para cumprimento da jornada de trabalho presencial dos servidores, de forma a possibilitar o sistema de rodízio, reduzindo a circulação de pessoas nas repartições - desde que mantida a capacidade de pleno funcionamento dos setores. Os que estiverem em teletrabalho deverão permanecer disponíveis via celular, e-mail ou outra via eletrônica durante todo o horário de expediente.

"Para exercermos nossas atividades no trabalho de maneira segura e responsável contra a Covid-19, devemos continuar respeitando todos os protocolos e não relaxar nas medidas de prevenção em nenhum momento. É fundamental ainda que as pessoas procurem completar o seu esquema de vacinação tão logo seja possível", reforça Virgínia Ferreira.

Vídeos mais assistidos do g1 RN

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023