Em menos de duas semanas, procura por testes de Covid em Cuiabá é maior todo o mês de dezembro de 2021

Por Redação em 13/01/2022 às 17:29:15
Procura por testes aumentou quase 50% em Cuiabá com o crescimento de casos da doença.


A procura por testes de Covid-19 aumentou quase 50%, em Cuiabá. A demanda até esta quinta-feira (13) já é maior do que a registrada em dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

As buscas aumentaram por causa da sobrecarga das unidades devido à proliferação de casos da variante ômicron da Covid-19 e da Influenza H3N2.

Em dezembro de 2021, foram feitos 1.578 testes rápidos. Agora, na primeira semana de janeiro, já foram mais de 2.300 testes.

A administradora Rose Lauretti teve dificuldade para conseguir um teste. "Antes (o atendimento) era centralizado na Arena Pantanal. Procurei na região do meu bairro, no Campo Velho, na UPA, onde tem um centro de atendimento. A terceira opção, no Pico do Amor, eu consegui a informação de que faria o teste no posto de saúde do bairro", contou.

Para o coordenador de Ações de Saúde de Cuiabá, Marcelo Lemos, as pessoas podem buscar pela unidade básica de saúde mais próxima, que estão disponibilizando os testes conforme avaliação de risco.

"Chegando na unidade básica, o paciente vai ser avaliado e, de acordo com cada especificidade, ele vai ser encaminhado para exame. Nós temos testes de antígeno e de RT-PCR. Este último usamos mais em caso de comunicante, então, se a pessoa teve contato com alguém, é indicado fazer essa coleta", explicou.

Com o aumento dos casos, a prefeitura da capital também ampliou o horário de atendimento das unidades básicas de saúde, que passam a funcionar das 7h às 17h, sem parada para almoço.

Foi decretada ainda a suspensão temporária de cirurgias eletivas. São feitas apenas procedimentos de emergência.


UPA do Ipase é uma das unidades de referência para casos de sintomas gripais — Foto: Divulgação
UPA do Ipase é uma das unidades de referência para casos de sintomas gripais


Situação em Várzea Grande

Na região metropolitana de Cuiabá, os testes também são feitos nas unidades básicas de saúde. O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, disse que a pasta vem ampliando os atendimentos em algumas unidades para dar conta da demanda.

"Estamos abrindo mais a Policlínica do Cristo Rei, que acredito que até esta sexta-feira já estará funcionando, além de Santa Isabel para dar suporte", disse.

A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Ipase é outra que está ampliando a estrutura para receber mais pacientes.

Segundo o secretário, mais de 60% dos testes feitos na cidade deram positivo para a Covid-19. "Isso é muito preocupante e só reforça a necessidade da vacinação", afirmou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023