Calendario IPVA 2024

Prefeito de Cuiabá descarta novas medidas restritivas e pede reabertura do Centro de Triagem

Por Redação em 11/01/2022 às 23:25:51
Emanuel Pinheiro disse que ainda vai se reunir com o comitê de enfrentamento para decidir sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. Emanuel Pinheiro descartou adoção de novas medidas de restrições

Luiz Alves/Secom Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), descartou a adoção de medidas de fechamento de setores comerciais por conta do aumento de casos de Covid-19, em Cuiabá. O anunciou foi feito nesta terça-feira (11), em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Na oportunidade, o prefeito falou sobre o pedido de reabertura do Centro de Triagem da Arena Pantanal feito ao governo do estado, segundo Emanuel Pinheiro. "É minha função pedir isso ao governador. Reafirmo minha preocupação com a pressão na saúde, com o aumento de casos de Covid-19, com o aumento dos casos da variante da H3N2. Isso pressiona Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas. UBS trabalham direto, sem parar para almoço", disse.

Na transmissão, o prefeito disse que foram 100 hospitalizações entre dezembro e janeiro por conta de sintomas gripais. Mas, segundo ele, não há internações por conta da variante Ômicron.

O prefeito reforçou o pedido aos cuiabanos para que pessoas que apresentam sintomas gripais procurem ajuda médica em unidades básicas de saúde e nos centros de saúde do próprio bairro.

Emanuel Pinheiro disse que ainda vai se reunir com o comitê de enfrentamento ao coronavírus para decidir sobre a edição de decreto prevendo a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A medida foi revogada em novembro pelo então prefeito em exercício, José Roberto Stopa (PV).

Testes

O prefeito de Cuiabá falou também sobre a testagem da população. Segundo ele, a prefeitura ainda não terá que comprar testes, já o governo federal deve encaminhar 26 mil testes ao município. "Temos 26 mil testes assegurados pelo governo federal. O cálculo do Ministério da Saúde é pelo número de casos", disse.

Imunização

O prefeito aproveitou a transmissão ao vivo para fazer apelo para que a população se vacine contra a Covid. "Não há outro caminho. O caos, a tragédia, só não foi maior porque já aplicamos mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid", destacou Emanuel.

Secretária de Saúde

Na transmissão, Emanuel também disse que a secretária Suelen Daniele Alliend, que chefia interinamente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será efetivada no cargo.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023