Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mato Grosso

Secretário de Saúde pede afastamento de médico da UPA e alega que ele se recusou a atender pacientes em MT


A confusão aconteceu na última sexta-feira (7), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava lotada. UPA do Ipase é uma das unidades de referência para casos de sintomas gripais

Divulgação

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Gonçalo Domingos de Barros, disse que vai pedir o afastamento de um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que se envolveu na briga por causa da falta de atendimento a pacientes.

Houve uma confusão na sexta-feira (7) envolvendo o secretário e o médico da unidade.

Gonçalo disse que estava visitando as unidades de atendimento e de vacinação da Covid-19, quando viu no sistema, o qual consegue acessar pelo celular, mostrando que a UPA do Ipase estava com fila longa de espera e decidiu visitar a unidade para entender o que estava acontecendo.

Ao chegar ao local, foi informado que duas meninas de 13 anos estavam esperando atendimento por mais de três horas. Então, decidiu conversar com o pediatra para pedir que as atendesse e dar fluxo aos atendimentos. No entanto, o médico teria se negado, argumentando que o pediatra só poderia atender crianças de até 12 anos.

O secretário fez um apelo ao médico e pediu o atendimento das meninas.

A primeira discussão terminou e o secretário tentou acalmar os servidores e os pacientes que aguardavam atendimento.

"Estamos vivendo um período muito estressante, todo mundo no limite e fui tentar acalmar os servidores e os outros pacientes", disse.

O secretário disse que discordou do médico sobre atender pacientes de até 12 anos, apenas. Houve uma nova discussão, que foi mais acalorada que a primeira.

"A população não merece esse tipo de atendimento, não tem condições. Vamos entrar com o pedido de afastamento imediato do profissional", destacou o secretário.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) para ouvir os representantes da categoria sobre os atendimentos, bem como sobre a confusão na UPA do Ipase.

G1/MT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!