Calendario IPVA 2024

Veja como as escolas podem falar de dinheiro de um jeito interessante

Por Redação em 07/01/2022 às 20:15:45
Colégios podem estimular uma série de atividades lúdicas e divertidas para que, desde cedo, o assunto não seja um tabu - e formar alunos mais preparados para uma boa relação com as finanças. Banco BV

Divulgação

Não há tempo exato, nem idade certa para aprender a lidar com dinheiro. (checar informações com pedagogos. Acredito que tenha uma idade mínima), Mas quanto antes acontecer, mais preparada a pessoa vai estar para manter uma relação saudável e equilibrada com as finanças assim que começar a ter sua própria renda e arcar com as despesas.

A consciência financeira é o que evita experiências negativas ocasionadas por dívidas e dificuldades com o dinheiro, que são um gatilho para o estresse, ansiedade e, até mesmo, depressão.

Por isso, a educação financeira é tão importante desde cedo. Ela pode ser ensinada em casa e também na escola, que é um importante espaço de formação cidadã e que pode incluir o assunto de forma natural nas atividades de seus alunos.

Portanto, sim: é possível falar de dinheiro com crianças de forma lúdica e em meio a momentos de brincadeiras - que, como se sabe, estão estreitamente relacionadas ao aprendizado.

Veja, então, quatro4 formas bem simples de como o assunto poderia ser aplicado na escola!

1. Usando fábulas e historinhas

Assim como as fábulas são instrumentos que ajudam a demonstrar o valor da amizade, do amor e das boas atitudes, elas também podem introduzir na vida da criança os primeiros conceitos em relação às finanças. Um exemplo é a história da cigarra e da formiga, uma das mais clássicas e antigas que existem. A fábula conta o esforço das formigas que trabalham incansavelmente para alcançar o objetivo de sobreviver ao inverno e são caçoadas pela cigarra que prefere aproveitar a vida sem pensar no amanhã. Esse enredo pode ser usado para mostrar o quanto o planejamento de qualquer coisa (como o financeiro) ajuda a realizar sonhos.

As histórias e fábulas sempre atraem a atenção da criança e podem deixar marcas profundas – e, claro, importantes lições para a vida inteira.

2. Construindo cofrinhos

Os cofrinhos são um ótimo instrumento para ensinar as crianças sobre a importância de guardar dinheiro - e mostrar a elas como os pais poderiam fazer isso.

Você pode ajudar seus alunos a levantar pequenas metas que são importantes para eles e que envolvem dinheiro, como comprar um lanche na cantina ou um brinquedo, por exemplo. Essas metas podem ser coletivas (com um cofrinho para toda a turma) e individuais (com um cofrinho que pode ser levado para casa).

Aliás, a própria construção do cofrinho já é uma diversão. Para isso, é possível usar caixas de leite, potes de margarina e garrafas pet, por exemplo. A decoração pode ser feita com colagem de papel colorido ou, até mesmo, com folha branca para estimular a criança a fazer pinturas e desenhos.

3. Utilizando exemplos de matemática no dia a dia

Os exemplos do dia a dia sempre ajudaram nas aulas de matemática - e, claro, também podem ajudar nas lições sobre dinheiro.

Você pode organizar um passeio simples pela cidade ou, então, uma ida ao supermercado para mostrar o que é possível comprar com R$ 10 ou R$ 20, por exemplo. Esta pode ser uma boa forma de fortalecer conceitos de educação financeira, como emprestar, poupar, negociar, doar e investir.

4. Criando jogos temáticos

Levar jogos pedagógicos para dentro da sala de aula também é uma forma de ensinar a importância de usar o dinheiro com responsabilidade. Você pode criar os próprios brinquedos de tabuleiro, com base nas lições que pretende passar ou, então, adaptar alguns clássicos que já familiarizaram muita gente com conceitos básicos da educação financeira, que foram febres há alguns anos, como o Banco Imobiliário.

Inserir a educação financeira nas escolas - e incentivar as crianças a falar sobre dinheiro desde cedo - contribui para a formação de cidadãos mais conscientes em relação ao uso do dinheiro.

O banco BV também acredita nisso. Para que você se inspire, preparou uma série de vídeos que ajuda a derrubar os tabus em torno do dinheiro e mostra como pode ser leve trazer esse assunto para o dia a dia - incluindo, a escola.

A atriz Taís Araújo, embaixadora do BV , comanda uma rodada de bate-papos leves e informais sobre dinheiro com famosos e anônimos com estilos diferentes de vida.

Quer assistir ao papo? Acesse o site do banco e veja como você pode falar de dinheiro de um jeito leve.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023