Calendario IPVA 2024

Lewandowski envia à PGR pedido de investigação de Bolsonaro por declaração sobre Anvisa

Por Redação em 27/12/2021 às 16:41:09
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal

Presidente defendeu divulgação de nomes de diretores que aprovaram vacina contra a Covid para crianças, e deputado acionou STF. Envio é praxe nesse tipo de caso para que PGR se manifeste.


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria Geral da RepĂșblica (PGR) um pedido do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado por suposta intimidação de servidores da AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa).

O envio é praxe na Corte para que o Ministério PĂșblico se manifeste sobre o assunto. A prĂĄtica é prevista, inclusive, no Regimento Interno do tribunal. Pela Constituição, cabe ao MP analisar pedidos de apuração de delitos e, se encontrar indĂ­cios de irregularidades, propor a abertura de inquérito.

No Ășltimo dia 16, Bolsonaro pediu em uma rede social que fossem divulgados os nomes dos diretores da Anvisa que autorizaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Na mesma transmissão ao vivo, o presidente mentiu ao dizer que a vacina é experimental.

No pedido de investigação, Reginaldo Lopes solicita que seja apurado se o presidente da RepĂșblica cometeu incitação ao crime, delito previsto no Código Penal.

Quando Bolsonaro defendeu a divulgação dos nomes dos diretores da Anvisa, a própria agĂȘncia divulgou uma nota na qual se disse alvo de "ativismo polĂ­tico violento".

"A Anvisa estĂĄ sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemĂȘncia qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercĂ­cio das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famĂ­lias: o nosso trabalho, que é proteger a saĂșde do cidadão", declararam, em nota, o presidente e os quatro diretores da agĂȘncia na ocasião.

Pedido de investigação

O pedido de investigação foi apresentado por Reginaldo Lopes no Ășltimo dia 22. Para o parlamentar, as declarações de Bolsonaro visam aumentar o nĂșmero de ameaças recebidas por diretores da Anvisa.

"Quando o noticiado [Bolsonaro] afirma que irĂĄ divulgar os nomes dos servidores pĂșblicos, ele sabe, pois vem do ambiente polĂ­tico, que não se tratarĂĄ de debate polĂ­tico e, sim, pessoal daqueles servidores. Deixa de ser a Anvisa a passar pelo escrutĂ­nio social e passam a ser seus servidores", completou.

Um outro pedido de investigação, feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estĂĄ sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Nesse processo, o ministro mandou Bolsonaro se manifestar sobre o caso.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023