Calendario IPVA 2024

Chris Cuomo, âncora de TV, participou da estratégia do irmão, o ex-governador de NY acusado de assédio sexual, revelam documentos

Por Redação em 30/11/2021 às 09:03:41
Andrew Cuomo deixou o cargo em agosto pois sabia que iria sofrer um impeachment. Ele foi acusado de assédio por 11 mulheres. Chris Cuomo, jornalista da CNN dos EUA

Divulgação / CNN

Chris Cuomo, um dos âncoras da rede CNN, ajudou na defesa do irmão, o ex—governador de Nova York Andrew Cuomo, nos casos de acusação de assédio sexual. Andrew deixou o cargo em agosto para evitar um provável impeachment que ele sofreria em decorrência de processos legislativos abertos por causa de episódios de assédio sexual que ele teria cometido com pelo menos 11 mulheres.

Seu irmão, o jornalista Chris Cuomo, ofereceu-se para falar com fontes e com outros repórteres, para tentar descobrir se mais mulheres iriam se apresentar para dizer que haviam sido vítimas de assédio por parte de Andrew.

VÍDEO: 3 pontos para entender o que levou à renúncia de Andrew Cuomo

Chris relatava o que descobria aos assessores de Andrew, de acordo com documentos revelados na segunda-feira (30).

Ele também discutiu com os assessores do governador qual deveria ser a estratégia para enfrentar as acusações. Ele fez críticas a uma declaração que Andrew publicou em que as acusações eram minimizadas e acusou um dos assessores de estar escondendo informação do governador.

Chris Cuomo disse aos investigadores que ele falava com frequência com o irmão, e que dava orientações sobre como deveriam ser as respostas ao caso, além de ter feito advertências por episódios em que Andrew tomou decisões ruins.

O jornalista já havia dito que tinha sido um erro ter dado assistência ao seu irmão, mas não se sabia que ele tinha usado seus contatos como jornalista para descobrir quem eram as acusadoras.

Na segunda-feira foram divulgadas entrevistas que os investigadores fizeram com Chris, além de 169 páginas de mensagens de textos e e-mails.

“Eu estava preocupado porque eu achava que isso não estava sendo gerenciado da maneira correta, e não é meu trabalho gerenciar isso, eu não trabalho para o governador”, disse Chris aos investigadores.

A CNN publicou um comunicado no qual diz que os documentos devem ser analisados e levados em consideração.

Os documentos divulgados na segunda-feira mostram que Chris estava frustrado com os assessores de seus irmãos pela dificuldade em dar respostas às mulheres que acusavam o ex-governador de assédio.

O jornalista pediu para participar mais da elaboração das respostas do ex-governador e investigar quais seriam os conteúdos que poderiam aparecer.

No dia 4 de março, Cuomo mandou uma mensagem de texto para a principal assessora de Andrew, Melissa DeRosa. No texto, ele dizia que tinha uma pista sobre “a garota do casamento” (uma mulher acusou Andrew de ter tocando nela de forma não apropriada em uma festa de casamento).

Três dias depois soube-se que mais mulheres iriam surgir com acusações. DeRosa pediu para que Chris confirmasse com as fontes dele. Ele respondeu que faria isso.

Ele afirmou aos investigadores que de fato procurava outros jornalistas para saber se alguém sabia de novas acusações.

Ele chegou a ligar para um repórter que trabalhava frequentemente com o jornalista Ronan Farrow para tentar descobrir quais seriam as informações em um texto que Farrow iria publicar. Chris não disse à CNN que entrou em contato com esse repórter. Ele disse a DeRosa que o texto não estava pronto ainda.

No dia 10 de março, ele criticou DeRosa por, supostamente, ter deixado de passar informações a Andrew sobre uma entrevista que foi publicada no jornal “Albany Times-Unon”.

“Pare de esconder essas m....., estamos errando em coisas que não poderíamos errar” disse ele.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023