Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

HUMANIZAÇÃO

Mural com notas positivas incentiva troca de mensagens entre pacientes, acompanhantes e funcionários do HC-UFTM


'Mural Mensagem Positiva': Painel do HC-UFTM incentiva troca de mensagens de apoio entre pacientes, acompanhantes e equipes
Criado pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), painel fica no corredor da UTI do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.

Desde setembro, o corredor das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba, conta com o 'Mural Mensagem Positiva', um painel de notas disponível para pacientes, acompanhantes e funcionários do local.

Por meio de envelopes amarelos, girassóis e corações, a ideia da ação é trazer conforto, positividade, amor e outros sentimentos por quem passa pelo hospital. Os temas das cartinhas são variados, como: 'Eu estou aqui', 'Luto', 'Acordei com o pé esquerdo', 'Ninguém me vê', 'A pessoa que eu amo está doente', entre outros.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de HumanizaçãO (GTH), a fisioterapeuta Luana Pereira Barbosa, os murais da unidade hospitalar têm rotatividade e são substituídos por outros temas.

"O retorno foi formidável. As cartas brotavam todos os dias, no Setembro Amarelo e depois [desse mês, marcado pela campanha de prevenção ao suicídio]. Em outubro, quando a gente ia tirar, estava cheio de cartas. As pessoas puseram, trocavam, muitas pegam e muitas colocam. Então, na reunião do Grupo de Trabalho em Humanização, nós determinamos que ficaria um espaço chamado Mensagem Positiva", explicou.

Ainda segundo ela, os autores das cartas são mantidos em anonimato, assim como quem as recebe.

"O que vale é a ação, o conteúdo e a informação. Já vi várias pessoas que pegam as cartinhas e saem de lá emocionadas".

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!