Calendario IPVA 2024

Prefeitura de SP pede a Ministério da Saúde que torne obrigatória a exigência de passaporte da vacina contra Covid a estrangeiros

Por Redação em 24/11/2021 às 08:01:00
Ofício foi enviado pela Secretaria Municipal nesta terça (23). Gestão municipal manifestou preocupação com a entrada de pessoas não vacinadas no país, principalmente por conta das festas de final de ano e previsão de realização do carnaval em 2022 na capital. Aeroporto de Guarulhos

Reprodução/TV Globo

A secretaria Municipal da Saúde de São Paulo enviou nesta terça-feira (22) um ofício ao Ministério da Saúde para pedir que a pasta torne obrigatória a exigência de um passaporte da vacina para todos os estrangeiros que ingressarem no país por aeroportos ou portos.

A gestão municipal teme a entrada de pessoas não vacinadas e o aumento da contaminação, principalmente durante as festas de final de ano e no começo de 2022, com a previsão de realização do carnaval na cidade.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) mantém a previsão de realizar o evento na cidade. No início do mês, a prefeitura recebeu 867 inscrições para desfiles de blocos de rua.

A realização da festa depende da situação da pandemia, mas a gestão municipal já sinalizou que o evento deve ocorrer sem restrições sanitárias. A previsão é a de que 15 milhões de pessoas participem do Carnaval 2022 na capital paulista.

Embora as taxas de ocupação estejam baixas e os índices da doença registrem melhoras no comparativo com os piores meses da pandemia, na avaliação de alguns gestores municipais, o momento é de cautela.

Por conta disso, ao menos 58 cidades do estado de São Paulo decidiram cancelar o carnaval em 2022 por conta da pandemia de coronavírus.

Entre elas, estão Botucatu, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. Também foi cancelado o tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, que leva multidões às ruas. Será o segundo ano consecutivo que o evento não ocorrerá nesses municípios.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Entenda como se determina o fim de uma pandemia

Por que a Europa voltou a ser epicentro da Covid-19

Vacinação: cidade de SP divulga datas de aplicação da dose de reforço em adultos

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, as cidades têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam informar a gestão estadual.

Bloco Tarado Ni Você

NELSON ANTOINE/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Criação de comitê

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) quer montar um comitê interdisciplinar entre as cidades que realizam os maiores carnavais do país, como São Paulo, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para tomar decisões de forma conjunta.

O comitê teria como objetivo garantir ações de monitoramento e formulação de políticas de saúde que cumpram recomendações sanitárias para realização de um carnaval seguro do ponto de vista da pandemia. São Paulo, Rio e Recife já aderiram à ideia.

VÍDEOS: Veja mais notícias sobre São Paulo e região:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023