Calendario IPVA 2024

Real fecha setembro 31% mais fraco do que deveria e risco fiscal impede alinhamento, diz FGV

Por Redação em 04/11/2021 às 13:31:47
Segundo o relatório, a elevada incerteza fiscal e política deve continuar prejudicando o desempenho da moeda até o final de 2022. dinheiro, dólar, dólares, cédulas, notas

pasja1000/Creative Commons

O real encerrou o terceiro trimestre com desvalorização de aproximadamente 31% em relação aos seus fundamentos, revelou estudo do Centro de Macroeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo da FGV (FGV/EESP). Segundo o relatório, a elevada incerteza fiscal e política deve continuar prejudicando o desempenho da moeda até o final de 2022.

A leitura, referente à desvalorização real efetiva média da divisa brasileira, foi atualizada com dados disponíveis até setembro de 2021, fornecidos com defasagem de até dois meses pelas fontes primárias.

LEIA MAIS

BC aumenta taxa de juros para 7,75% ao ano, maior patamar desde 2017

Copom considerou implementar alta maior nos juros na semana passada

PODCAST: O que você precisa saber sobre o dólar

"Reiteramos que a manutenção do desalinhamento além dos fundamentos externos de longo prazo, que melhoraram significativamente nos últimos meses, sugere que a percepção de risco relativa à situação fiscal e política mantém-se elevada, ocasionando momentos de grande volatilidade no mercado cambial", disseram em nota Emerson F. Marçal, coordenador da graduação, e Oscar R. Simões, pesquisador, do Centro de Macroeconomia Aplicada.

E não há perspectiva de melhora no curto prazo, segundo os especialistas. "As incertezas orçamentárias com eventual revisão do teto de gastos poderá manter o (risco-país) em patamares altos ao longo deste final de 2021 e de 2022 e logo o mercado cambial pressionado."

Desde setembro, fim do período contemplado pelo estudo da FGV/EESP, os mercados financeiros foram chacoalhados pela confirmação do governo de seus planos de flexibilizar as regras fiscais do país para financiar benefícios sociais mais robustos para a população até o final de 2022.

No mês de outubro, especialmente carregado de notícias que derrubaram a credibilidade fiscal doméstica, o dólar saltou 3,59% contra o real.

Com o esforço do governo para abrir mais espaço para gastos e a aproximação das eleições presidenciais devendo aprofundar as incertezas no cenário local até 2022, o estudo apontou duas possibilidades primordiais para que haja uma reversão da taxa de câmbio real aos seus fundamentos de longo prazo.

A primeira seria uma revalorização das cotações nominais da moeda brasileira frente a seus parceiros comerciais, enquanto a outra seria uma aceleração da inflação comparativamente aos mesmos pares, uma vez que isso forçaria o Banco Central a aprofundar seu ciclo de aperto monetário.

Um maior diferencial de juros entre o Brasil e outras economias tende a favorecer a moeda brasileira. A taxa Selic está atualmente em 7,75% ao ano, após o BC promover alta de 150 pontos-base em sua última reunião de política monetária.

A taxa cambial tem se mostrado mais fraca que o sinalizado pelos fundamentos desde fevereiro de 2020, um pouco antes de a pandemia abalar os mercados financeiros globais.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023