Calendario IPVA 2024

Bovespa opera perto da estabilidade, abaixo dos 106 mil pontos

Por Redação em 29/10/2021 às 10:19:44
Na quinta, o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, a 105.704 pontos – menor patamar desde 13 de novembro do ano passado.


O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera perto da estabilidade nesta sexta-feira (29), caminhando para fechar o mês com tombo de quase 5%, com os investidores monitorando o debate sobre os riscos fiscais no país e repercutindo balanços corporativos de empresas como Petrobras e Vale.

Às 10h08, o Ibovespa subia 0,07%, a 105.776 pontos. Veja mais cotações

Já o dólar é negociado em alta, ao redor de R$ 5,65.

Na quinta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,62%, a 105.704 pontos – menor patamar de fechamento desde 13 de novembro do ano passado (104.723 pontos). Com o resultado, passou a acumular queda de 4,75% no mês. No ano, o tombo é de 11,19%.

Marcos Mendes: "Pressão política por gastos azeda todas as expectativas de crescimento econômico"

Cenário

Nos EUA, os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq caíam, indicando que os índices à vista se afastarão das máximas recordes da véspera, com balanços das gigantes Apple e Amazon.com reacendendo preocupações com a escassez de mão de obra e oferta que estiveram na vanguarda desta temporada de lucros trimestrais. Os preços do petróleo e do minério de ferro também operam em queda.

Na cena doméstica, permanecem as preocupações com a sustentabilidade das contas públicas e com as perspectivas para a economia em 2022.

Mesmo com o maior aperto monetário promovido pelo Banco Central, a alta adotada para a taxa Selic foi vista por parte dos mercados como insuficiente diante dos persistentes riscos fiscais e inflacionários do Brasil, principalmente diante de ameaças concretas ao teto de gastos em meio à pressão do governo por um Auxílio Brasil de R$ 400 e a surpresas para cima em indicadores recentes de inflação.

Na noite de quarta-feira, o Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros da economia de 6,25% para 7,75% ao ano, o maior patamar em quatro anos.

Na avaliação de economistas ouvidos pelo g1, o combate à inflação ficou mais difícil porque o BC não tem tido companhia nessa briga. O que falta, dizem, é uma sinalização do comprometimento do governo Jair Bolsonaro com a responsabilidade fiscal. Isso porque o controle das contas públicas gera um efeito em cascata: melhora a credibilidade do país, atraindo mais investidores estrangeiros; isso se reflete no câmbio, o que ajuda a manter a inflação sob controle. Veja no vídeo abaixo:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023