Calendario IPVA 2024

PIB da zona do euro cresce 2,2% no 3º trimestre

Por Redação em 29/10/2021 às 08:50:03
Economia da França cresceu 3% na comparação com o segundo trimestre, e a da Itália avançou 2,6%. Já o PIB da Alemanha, a maior economia da zona do euro, decepcionou e registrou alta de 1,8%. O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro cresceu 2,2% no terceiro trimestre em comparação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE). Trata-se da primeira estimativa do indicador para o período.

O resultado representa uma leve aceleração da economia frente ao 2º trimestre, cuja alta foi revisada para 2,1%, e foi garantido graças à retirada das restrições à atividade em toda a região, com a disseminação do coronavírus afetando menos o continente durante o verão (no hemisfério norte).

Economistas ouvidos pela FactSet, citada pela Dow Jone Newswires, esperavam uma expansão menor, de 2%.


PIB da zona do euro — Foto: Economia G1
PIB da zona do euro

Na comparação com o 2º trimestre do ano passado, a alta foi de 3,7% no conjunto das 19 economias que usam a moeda comum europeia.

No conjunto dos 27 países da União Europeia, o PIB cresceu 2,1% no terceiro trimestre perante os três meses anteriores, e avançou 3,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre os destaques, o PIB da França cresceu 3% na comparação com o segundo trimestre, e o da Itália avançou 2,6%. Já a economia da Alemanha registrou alta de 1,8%, uma decepção em relação ao trimestre anterior revisado para cima (1,9%).

Para a Capital Economics (CE), o sólido crescimento do PIB da zona do euro no terceiro trimestre deste ano significa que a fase de recuperação da pandemia está quase completa na maior parte da região. Porém, o economista-chefe da Europa, Andrew Kenningham, observa que o crescimento será muito mais lento no último trimestre, já que a interrupção da cadeia de suprimentos, a desaceleração da demanda global e a escassez de mão de obra prejudicaram a produção.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023