Calendario IPVA 2024

Cidades da região de Piracicaba voltam a registrar alta em índice do isolamento social no feriado

Por Redação em 02/05/2020 às 17:32:25

Relatório divulgado neste sábado mostra que municípios estão na faixa entre 50% e 55%. Meta do governo paulista, contudo, é alcançar 70% para evitar disseminação da Covid-19. Prefeitura colocou máscara gigante em Gruta da Paz para conscientizar população de Limeira

Eduardo Rodrigues/EPTV

As três maiores cidades da região de Piracicaba (SP) voltaram a registrar aumento dos índices de isolamento social durante o feriado do Dia do Trabalhador, na sexta-feira (1), segundo o governo do Estado. Os dados foram divulgados neste sábado pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI).

Os municípios somaram entre 11 e 12 pontos percentuais na sexta, o que fez os índices subirem para a faixa entre 50% e 55%. No dia anterior, eles registraram os percentuais mais baixos desde o início da quarentena decretada pelo Estado com objetivo de reduzir a disseminação do novo coronavírus.

Além de estarem abaixo da média estadual, de 56%, as cidades seguem continuam distantes da meta de 70% estipulada pelo governo como ideal para achatar a curva de contágio e aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde. Veja abaixo variações no gráfico.

Como é feito o monitoramento?

O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. Em nota, a assessoria do Estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil

Coronavírus: veja perguntas e respostas

"É possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras", diz texto.

A quarentena no Estado segue até 10 de maio. Na semana passada, o governador João Doria (PSDB) anunciou a reabertura gradual da economia no estado a partir do dia 11. A medida de flexibilização será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região, conforme avanço da doença.

Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023