Calendario IPVA 2024

Ação envolvendo Max e Botelho é retirada de pauta no STF

Por Redação em 22/10/2021 às 12:12:33

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pediu destaque e retirou de pauta a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pode provocar o retorno do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM-PSL) à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O retorno do julgamento virtual estava marcado para esta sexta-feira (22) e perduraria até o dia 3 de novembro. O retorno ocorreu após o ministro Gilmar Mendes ter devolvido o processo após um pedido de vista. Com a retirada de pauta, não há previsão para o seu retorno até o que relator da ADI, Alexandre de Moraes devolva.

Recentemente a Procuradoria Jurídica da Assembleia e a direção nacional do PSB, solicitaram a perda de objeto, já que o Legislativo mato-grossense já promulgou Emenda Constitucional alterando os artigos contestados na ADI. O julgamento está e 2 votos a 1 para o retorno de Botelho ao comando do Poder Legislativo de Mato Grosso.

Alexandre de Moraes havia concedido liminar para suspender a eleição que reconduziu Botelho ao 3º mandato consecutivo no dia 22 de fevereiro deste ano. Após a decisão, a Mesa Diretora decidiu fazer outra eleição, elegendo Max Russi (PSB) a presidente e Botelho para a primeira-secretaria. No mérito, o ministro Alexandre de Moraes manteve o entendimento que anulou a eleição do ano passado.

Em seu voto, Mendes defendeu que a medida deva ser implementada a partir da publicação do acórdão. Ou seja, "resguardando a formação da Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso eleita na Sessão Ordinária de 10/06/2020". Ele foi seguido pelo ministro Ricardo Lewandowski.


Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023