Calendario IPVA 2024

Rio inaugura Hospital de Campanha no Riocentro com 400 leitos a menos que a capacidade

Por Redação em 01/05/2020 às 04:15:27

Unidade exclusiva para atender pacientes com a Covid-19 terá 500 leitos quando estiver funcionando com toda sua capacidade. Abertura acontece com apenas 20 leitos de UTI e 80 de clínica médica.

Visão geral do hospital de campanha do Rio Centro

Divulgação/Prefeitura do Rio

O Hospital de Campanha montado no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, começou a receber pacientes nesta sexta-feira (1º).

A unidade exclusiva para atender pacientes com a Covid-19 terá 100 leitos de UTI e 400 de clínica médica quando estiver funcionando com toda sua capacidade. Nesse primeiro momento, apenas 100 leitos estão disponíveis, sendo 20 de UTI.

Além dos 400 leitos a menos que o número prometido pela prefeitura, o Hospital de Campanha do Riocentro ainda não terá todos os equipamentos necessários para tratar os casos mais graves da doença.

A Prefeitura do Rio não informou exatamente quando a unidade estará funcionando por completo.

RJ tem mais de mil pessoas à espera de um leito; 361 pacientes estão em estado grave

Governo avalia 'lockdown' caso curva de casos de Covid siga sem controle

Estado tem 'curva descontrolada' e pode entrar em colapso no fim de maio

Quarentena prorrogada até 15 de maio

Rio tem 2,7 mil leitos ociosos, apesar das emergência lotadas e mil pessoas na fila de internação

Para a diretora do hospital de campanha, a cardiologista Valesca Marques, de 44 anos, o trabalho será um grande desafio.

"Vai ser um trabalho árduo, pesado, e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, dia e noite, para que possamos devolver os seus familiares vivos e bem", disse a médica quando foi confirmada como diretora.

Espera por equipamentos

Para o hospital de campanha funcionar com 100% de sua capacidade, a Prefeitura do Rio ainda precisa receber parte do conjunto de equipamentos comprados recentemente, além de completar a contratação do quadro de profissionais de saúde necessários.

Segundo o poder executivo municipal, respiradores comprados na China devem chegar à cidade no dia 8 de maio.

Além dos respiradores, a prefeitura aguarda a entrega de 70 carrinhos de anestesia, 400 monitores e um milhão de EPIs, entre máscaras e outros itens de proteção para os profissionais de saúde.

Hospital do Riocentro começa a funcionar amanhã

Equipe médica

Em contato com a equipe do G1, a Prefeitura do Rio informou que, com exceção de médicos, todas as demais categorias já contam com um número de candidatos inscritos no processo seletivo suficiente para completar o número de vagas.

"Os profissionais estão sendo chamados progressivamente para apresentação da documentação e efetivação das contratações, conforme cronograma de abertura de leitos. Até o dia 29/04, haviam sido efetivadas as contratações de 303 médicos, de um total de 1.201 vagas; 158 enfermeiros (total de 957) e 506 técnicos de enfermagem (total 2.278)", informou a prefeitura.

Com relação aos médicos, o número de profissionais ainda não é suficiente para atender a demanda.

Para chegar ao número ideal, a prefeitura disse que as inscrições no processo seletivo foram prorrogadas até que todos os postos de trabalho sejam preenchidos. A inscrição para médicos pode ser feita a partir do link:http://prefeitura.rio/rio-saude/processo-seletivo/

Além disso, no último dia 24, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) declarou que vinha negociando com prefeitos de outras cidades e até governadores de estados menos impactados pela doença para trazer ao Rio de Janeiro os médicos necessários para atender a população.

Segundo um comunicado do poder executivo, a prefeitura oferecerá a esses profissionais a estadia em hotéis e o pagamento necessário aos seus serviços enquanto estiverem trabalhando no hospital de campanha.

A RioSaúde, empresa municipal de saúde responsável pela gestão do hospital de campanha, está oferecendo duas mil vagas na unidade, sendo 463 para médicos.

A RioSaúde, empresa municipal de saúde responsável pela gestão do hospital de campanha, está oferecendo duas mil vagas na unidade, sendo 463 para médicos.

Estrutura do complexo

O Hospital de Campanha do Riocentro ficou pronto no último dia 19. No total, são 13 mil metros quadrados de área construída, em um espaço de 16,5 mil metros quadrados.

Quando todos os equipamentos estiveram liberados, serão 500 leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus, sendo 400 de clínica médica e 100 de UTI, entre os quais, 15 com recursos para hemodiálise.

A unidade conta ainda com um centro cirúrgico em uma área de 500 metros quadrados, com aparelhos de autoclave e termodesinfectador, e três salas para procedimentos, além de um centro de imagens com tomógrafo e raio X digital. O CTI, o centro de imagens e o centro cirúrgico têm instalações de ar-condicionado independentes.

Hospital de Campanha do Parque dos Atletas

Terminou nesta quinta-feira (30) a etapa de montagem da estrutura física e das divisórias internas entre os leitos do Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na Zona Oeste.

O hospital, que deve ser inaugurado no dia 11 de maio, contará com 200 leitos, sendo 50 de UTI e 150 de internação, voltados para atender os pacientes do SUS, vítimas da Covid-19.

Financiado pela inciativa privada, a unidade segue em obra. A próxima etapa do projeto será as instalações hidráulicas e elétricas, bem como a contratação e montagem dos equipamentos hospitalares.

Segundo o cronograma, as obras, que começaram no último dia 16, devem terminar até o próximo dia 2.

Os leitos de UTI serão equipados com dispositivos necessários para pacientes de alta complexidade, como ventiladores mecânicos, monitores e bombas de infusão. A unidade contará ainda com equipamentos de diagnóstico adequados ao tratamento, como tomógrafos, ecocardiógrafo, aparelho de ultrassonografia e radiologia convencional, além de suporte de laboratório de patologia clínica.

O hospital terá duração de 120 dias, a partir de sua abertura, com possibilidade de atender mais de duas mil pessoas. A Rede D"Or está à frente da construção e gestão da unidade, enquanto o Governo do Estado responde pelo terreno onde ocorre a iniciativa. Os custos do hospital estão orçados em R$ 50 milhões e serão divididos pelos seguintes patrocinadores: Movimento União Rio, Rede D"Or, Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale e Banco BV.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023