Calendario IPVA 2024

Boeing 787 Dreamliner enfrenta novo problema de fabricação

Por Redação em 14/10/2021 às 11:31:29
Peças de titânio da aeronave não respondem às normas de resistĂȘncia exigidas para os 787 construĂ­dos nos Ășltimos trĂȘs anos. A fabricante americana Boeing confirmou nesta quinta-feira (14) que detectou um defeito de fabricação no 787 Dreamliner de longa distância, um modelo jĂĄ afetado por problemas técnicos.

Peças de titânio da aeronave não respondem às normas de resistĂȘncia exigidas para os 787 construĂ­dos nos Ășltimos trĂȘs anos.

"Recebemos uma notificação de um fornecedor sobre algumas peças que não foram construĂ­das corretamente", disse um porta-voz da Boeing à AFP.

"Uma investigação estĂĄ em curso, mas determinamos que não hĂĄ perigo imediato para a segurança da frota de aviões em serviço", completou.

"As aeronaves que ainda não foram entregues serão reorganizadas de maneira correta antes da entrega aos clientes", afirmou o porta-voz.

Histórico de problemas

Este não é o primeiro incidente com o 787 Dreamliner, que fez seu primeiro voo comercial em 2011 –após trĂȘs anos de atraso causados por problemas técnicos, mas então considerado o jato comercial 'mais moderno do mundo'.

Outros problemas de fabricação foram detectados no ano passado em uma parte da fuselagem e no estabilizador horizontal. Em meados de julho, a Boeing anunciou que encontrou outra falha no nariz da aeronave, o que obrigou a empresa a suspender as entregas e reduzir a produção.

Em 2019, um ex-funcionĂĄrio afirmou que os passageiros do 787 Dreamliner poderiam ficar sem oxigĂȘnio se a cabine sofresse uma descompressão repentina. Testes teriam indicado que até um quarto dos sistemas de oxigĂȘnio poderia estar com defeito e não funcionar quando necessĂĄrio.

Ainda em 2013, a AgĂȘncia Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos chegou a suspender os voos com esse modelo de avião após incidentes com aeronaves similares de companhias aéreas japonesas.

Segurança questionada

A segurança dos aviões da Boeing é muito questionada desde os acidentes com dois modelos 737 MAX que deixaram 346 mortos em 2018 e 2019.

Em março de 2019, os 737 MAX foram obrigados a ficarem no chão depois que acidentes mataram 346 pessoas na Etiópia e na Indonésia, provocando ações judiciais, investigações do Congresso e do Departamento de Justiça e cortou uma fonte importante de renda da Boeing.

Um painel da Congresso dos Estados Unidos concluiu, após 18 meses de investigação, que os dois acidentes com o Boeing 737 MAX foram resultado de falhas da fabricante de aeronaves Boeing e da FAA. "Eles foram o terrĂ­vel resultado de uma série de suposições técnicas incorretas dos engenheiros da Boeing, uma falta de transparĂȘncia por parte da administração da Boeing e uma supervisão grosseiramente insuficiente da FAA", concluiu o relatório.

Quase dois anos depois, em novembro de 2020, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos autorizou que o modelo voasse novamente. O chefe da FAA, Steve Dickson, assinou uma ordem suspendendo a proibição de voos e a agĂȘncia divulgou uma diretriz de aeronavegabilidade detalhando as mudanças necessĂĄrias.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023