Calendario IPVA 2024

Brasil terá eleições livres em 2022 e com instituições funcionando, diz Barroso

Por Redação em 04/10/2021 às 11:16:59
Presidente do TSE fez discurso de abertura de seminário sobre integridade eleitoral na América Latina. Ministro afirmou que Judiciário e Legislativo têm sido 'bons guardiões' da democracia.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta segunda-feira (4) que o Brasil terá eleições livres em 2022 e com as instituições funcionando.

Barroso deu as declarações ao discursar na abertura do "Seminário Internacional: Integridade Eleitoral na América Latina – Experiências Recentes e Perspectivas", organizado em parceria pelo TSE e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

"Estou seguro de que nós chegaremos às eleições de 2 de outubro de 2022, daqui a um ano, com instituições funcionando, eleições livres e uma campanha aberta, robusta, mas digna", acrescentou.

Sem citar nomes, o presidente do TSE disse ainda que políticos eleitos pelo voto popular buscam a "erosão" da democracia (leia detalhes mais abaixo).

No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro participou de atos pró-governo em Brasília e em São Paulo e fez discurso com ameaças golpistas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme o ministro Barroso, no entanto, Congresso Nacional, STF e o próprio TSE têm sido "bons guardiões" da democracia, que "resistiu e se consolidou" diante de "muitos ataques vindos de diferentes pontos".

Ataques à democracia

Ainda no discurso desta segunda-feira, Barroso disse também que a "erosão" da democracia no mundo tem sido protagonizada por líderes políticos eleitos pelo voto popular e que, "tijolo por tijolo, desconstroem alguns dos pilares da democracia, concentrando o poder no Executivo".

Esses líderes políticos, acrescentou o presidente do TSE, procuram desacreditar as instituições, "cooptando ou alijando" o Congresso dos processos políticos, mudando a legislação com "abuso de poder" e atacando tribunais constitucionais e autoridades eleitorais.

"A estratégia antidemocrática: o populismo extremista e autoritário ataca instituições judiciais e ataca as instituições eleitorais como uma forma de minar a democracia. E para a proteção da democracia só existe um remédio, eu diria, na 'farmacologia' jurídica, na verdade, um conjunto de remédios: instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre", declarou.

O seminário

O evento no qual Barroso discursou debate os ataques sofridos por autoridades eleitorais latino-americanas e as condições para se garantir eleições livres e transparentes.

Participam do seminário autoridades e especialistas internacionais que acompanham de perto os processos eleitorais latino-americanos.

Análise

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre "Golpe: por que não é tão simples":

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023