Calendario IPVA 2024

Coronavírus: empresas de telemarketing e call center, com mais de 10 funcionários, devem manter apenas 50% da equipe presencial

Por Redação em 23/03/2020 às 18:44:30

Determinação faz parte do decreto da PBH, divulgado nesta segunda-feira (23). De acordo com o decreto, os fones devem ser individuais. Este é compartilhado na empresa, segundo a funcionária.

Reprodução

A partir de hoje (23), as empresas de telemarketing e call center com mais de 10 funcionários devem manter apenas a metade da equipe em regime de trabalho presencial. De acordo com o decreto da prefeitura de Belo Horizonte, "as posições de atendimento" devem ser reduzidas em 50%.

O decreto ainda prevê algumas medidas que devem ser adotadas pelas empresas para prevenção contra o coronavírus:

manter a distância entre os funcionários de no mínimo 2 metros entre cada estação de trabalho- manter a distância entre os funcionários de no mínimo 2 metros entre cada estação de trabalho;

usar, preferencialmente, postos de atendimento individuais, sem compartilhamento por vários funcionários nos demais turnos e horários;

disponibilizar fones e microfones individuais usados no atendimento, sendo proibido compartilhar os equipamentos;

realizar a higienização das instalações e dos equipamentos a cada troca de turno;

manter sabão e toalhas de papel nos lavatórios e dispensados de álcool em gel 70%;

retirar os bebedouros e disponibilizar copos individuais para os trabalhadores;

afastar temporariamente gestantes, lactantes, pessoas com mais de 60, pessoas com doenças crônicas ou aquelas que tem parentes com doenças crônicas na mesma casa.

O decreto foi publicado depois que funcionários de duas empresas de telemarketing com unidades em Belo Horizonte denunciaram as condições de trabalho ao G1. Em fotos e videos eles mostraram galpões lotados de trabalhadores fazendo atendimento telefônico lado a lado. Hoje, primeiro dia do decreto, o G1 recebeu novas denúncias. Uma funcionária da empresa AeC disse que a empresa liberou gravidas e maiores de 60, mas ainda assim tem muita gente trabalhando, por isso, muita gente está sentando perto ainda. " Eu por exemplo estou sentada ao lado da minha colega de trabalho e não tem saída de ar". Ela disse ainda que os equipamentos não são individuais. " Muitas pessoas aqui no setor usam o mesmo fone"O G1 procurou a empresa AeC, que tem 4 unidades em Belo Horizonte. Por nota, a empresa informou que 50% dos trabalhadores estão em regime de home office e que estão mantendo a distância de mais de 1,5 metro entre os profissionais. A empresa também informou que todos os funcionários do grupo de risco estão em casa e que adotou as seguintes medidas:

Disponibilidade de álcool gel em todas as suas unidades com campanha de conscientização e prevenção.

Divulgação palestras virtuais com profissionais da saúde

Aumento da frequência de limpeza de todas as suas instalações

Isolamento das saídas de água nos bebedouros ;

Medição da temperatura dos colaboradores para explorar potenciais casos suspeitos

Esterilização completa do ambiente durante a madrugada

Redução do número de cadeiras nas lanchonetes internas.

Distribuição de kits individuais de higienização.

Segundo o decreto da prefeitura de Belo Horizonte, daqui a 30 dias serão suspensas todas as atividades de teleatendimento presenciais nas empresas, com possibilidade de continuidade do serviço pelos funcionários em regime de teletrabalho.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023