Calendario IPVA 2024

Reino Unido: governo pode contratar açougueiros estrangeiros para evitar falta de linguiça no Natal

Por Redação em 01/10/2021 às 14:13:14

País já liberou vistos para contratação temporária de motoristas de caminhão após escassez de mão de obra levar a crise no abastecimento de combustíveis.

O Reino Unido precisa de 15 mil açougueiros, alertou a Federação que representa o setor nesta sexta-feira (1º), para evitar a escassez de alguns pratos tradicionais neste Natal, como o "pig in a blanket" linguiça enrolada em bacon. O prato integra a ceia de Natal e é muito popular entre os britânicos.

Um porta-voz da associação britânica de processadores de carne disse ao jornal "The Times" que a falta de mão de obra, gerada pela pandemia e o Brexit – saída do país da União Europeia –, forçou o setor a abastecer os supermercados apenas com cortes básicos.

"Deveríamos ter começado a produzir comida de Natal em junho, ou julho, mas até agora não fizemos isso", disse ele, alertando que "haverá escassez de produtos para as festas".

De acordo com o "The Times", o governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está estudando flexibilizar as condições de imigração para conceder vistos de trabalho a até 1.000 açougueiros estrangeiros, na tentativa de evitar a escassez.


Imagem ilustra com vitrine de açougue em foto sem data — Foto: Federico Arnaboldi/Pexels
Imagem ilustra com vitrine de açougue em foto sem data


A falta de caminhoneiros também vem provocando problemas no abastecimento de combustível há algumas semanas, causando longas filas nos postos de gasolina nos últimos dias e atrasos nas entregas em diversos setores.

Supermercados, redes de fast-food e bares também estão sendo afetados, e o problema pode ser agravado pela falta de de mão de obra na produção.

Falta de caminhoneiros provoca ameaça de desabastecimento no Reino Unido

O Ministério do Meio Ambiente e da Alimentação declarou que o Executivo "continua trabalhando estreitamente" com o setor de suínos "para explorar opções que permitam enfrentar as pressões atuais".

Diante do risco de ver lojas vazias no Natal, Johnson já decidiu conceder cerca de 10.000 vistos de trabalho de três meses para caminhoneiros, até o final do ano. A medida incluirá trabalhadores de alguns outros setores importantes, como granjas avícolas.

Postos sofrem com falta de combustível

Questionado pelo "The Times" sobre vistos para açougueiros, o Ministério do Interior observou que "outros países do mundo enfrentam desafios similares" e disse preferir que "os empregadores invistam na mão de obra nacional britânica no longo prazo em vez de depender da mão de obra estrangeira".

Na última quinta-feira (30), a associação PRA afirmou que os postos de gasolina britânicos continuam sofrendo com a falta de combustível, contradizendo as afirmações do governo. Segundo as autoridades, a crise desencadeada na semana passada por motoristas, preocupados com a falta de combustível, está diminuindo.

Ainda era possível encontrar longas filas nos postos, na quinta-feira, especialmente em Londres e no sul da Inglaterra (causando até desentendimentos, veja no vídeo a seguir). Motoristas do Exército devem ser mobilizados nos próximos dias para ajudar a aliviar a crise.

Britânicos brigam em filas de postos de gasolina em meio a desabastecimento nacional

O governo afirma que ela foi provocada por um movimento de pânico da população, depois que alguns fornecedores anunciaram os fechamentos das bombas pela falta de caminhoneiros para levar o combustível a partir dos terminais de armazenamento.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023