Calendario IPVA 2024

Cobrado sobre sabatina de Mendonça para o STF, Alcolumbre diz que discutirĂĄ data 'outro dia'

Por Redação em 22/09/2021 às 13:59:41

Ex-ministro André Mendonça foi indicado em julho por Bolsonaro e, até agora, anĂĄlise de seu nome na CCJ não foi agendada; parlamentares bateram boca durante a sessão.


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi cobrado nesta quarta-feira (22) pelo lĂ­der do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), e pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para marcar a data da sabatina de ex-ministro André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Alcolumbre, porém, respondeu aos senadores de forma evasiva e, sem cravar uma data, disse que teria o entendimento sobre a sabatina de Mendonça "outro dia".

André Mendonça foi indicado no dia 13 de julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de ministro do Supremo no lugar de Marco Aurélio Mello, que se aposentou.

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União (AGU) foi uma indicação do presidente para atender sua base evangélica. Mendonça é pastor.

STF determina que Alcolumbre preste informação sobre sabatina de André Mendonça

Para assumir a cadeira no Supremo, contudo, o ex-AGU terĂĄ que se submeter a uma sabatina na CCJ do Senado. Até agora, porém, Alcolumbre não agendou a sabatina.

Depois da sabatina, a indicação ainda precisa ser aprovada por maioria dos votos no plenĂĄrio da Casa.

No fim da sessão da CCJ desta quarta-feira, o lĂ­der do governo fez um "apelo" para a definição da data. Bezerra questionou Alcolumbre após o presidente do colegiado construir um acordo com os colegas para adiar a votação de um projeto de lei sobre improbidade administrativa.

"Senhor presidente, jĂĄ que Vossa ExcelĂȘncia construiu uma decisão que uniu toda a Comissão de Constituição e Justiça, não queria parecer inoportuno, mas queria apelar para este espĂ­rito que Vossa ExcelĂȘncia hoje estĂĄ possuĂ­do de poder fazer uma indagação sobre a sabatina do nosso ministro André Mendonça. Vossa ExcelĂȘncia poderia definir a data para apreciação da indicação do ministro André Mendonça? Esse é o apelo que lhe faço", questionou Bezerra.

Em resposta ao lĂ­der do governo, porém, Alcolumbre não esclareceu sobre a data.

"Vamos deixar o meu espĂ­rito para este entendimento [em relação ao acordo sobre improbidade administrativa], de outros entendimentos vai ser no outro dia", disse.

Bate-boca

O assunto também virou motivo de bate-boca entre Alcolumbre e o senador Alessandro Vieira.

Após questionamento do lĂ­der do governo, Vieira perguntou ao presidente da CCJ se hĂĄ um "motivo republicano" para não agendar a sabatina de Mendonça. "O senhor não tem capacidade de pegar esse microfone, senador, e dizer qual é o motivo que o senhor tem para não agendar uma sabatina", disse o parlamentar do Cidadania.

Alcolumbre respondeu afirmando que sua "paciĂȘncia é ilimitada" e Vieira rebateu: "Espero que a vergonha também seja".

O presidente da CCJ pediu respeito e disse que Vieira o tem ofendido "hĂĄ alguns meses".

"Vossa ExcelĂȘncia estĂĄ hĂĄ alguns meses ofendendo este senador, seja na presidĂȘncia do senado ou como senador da RepĂșblica. Eu peço para Vossa ExcelĂȘncia respeito a um colega senador. Nunca lhe desrespeitei", disse Alcolumbre, que também acusou Vieira de falar "frases de efeito" em razão de uma pré-candidatura ao Planalto.

"Fique tranquilo que eu vou presidir essa comissão com seriedade", finalizou Alcolumbre.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023