Calendario IPVA 2024

Intenção de consumo aumenta 24,4% em um ano em Cuiabá, diz pesquisa

Por Redação em 20/09/2021 às 10:57:45
Também houve alta de 5,5% em relação ao mês anterior.


A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital mato-grossense aumentou 24,4% neste mês, em relação a setembro de 2020. Segundo a análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) sobre os dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no ano passado, o índice atingiu 59 pontos. Nesse mês foram 73,4 pontos. Também houve alta de 5,5% em relação ao mês anterior.

A pesquisa apresentou a quarta melhora consecutiva do ano, mantendo a série de alta que começou em maio deste ano, quando apresentava 66,3 pontos. O bom desempenho foi puxado pelas famílias que recebem até 10 salários mínimos, com alta de 5,7% na variação mensal e de 24,5% no comparativo anual.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a situação da economia está entrando em tendência de crescimento. Ele afirma que os últimos indicadores são ótimos para a economia, como pode ser observado na questão da empregabilidade, onde menos pessoas disseram estar sem emprego.

Em maio deste ano, 16,1% disseram estar desempregadas, contra 9,6% verificado neste mês na pesquisa.

Com relação aos impactos da pandemia por Covid-19, o diretor de pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, frisou que, aparentemente, a economia já não é tão influenciada pela pandemia.

No entanto, Munhoz ressaltou que o bom desempenho da pesquisa pode ser afetado por uma nova ameaça: a inflação, que registrou a maior alta dos últimos 19 anos no Brasil.

A alta mencionada pelo diretor de pesquisas refere-se ao mês de julho, que apresentou alta de 0,96% sobre o mês anterior, acumula aumento de 4,76% no ano e de 8,99% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE).

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023