Calendario IPVA 2024

Governo cria programa para expandir telecomunicações na Amazônia

Por Redação em 17/09/2021 às 21:25:05

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto, nesta sexta-feira (17), que institui o Programa Amazônia Integrada e SustentĂĄvel (Pais), e cria o seu ComitĂȘ Gestor, com o objetivo de implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da Região Amazônica e de redes metropolitanas nos municĂ­pios conectados à rede de transporte. Segundo o governo, o decreto atende exigĂȘncias formuladas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O texto foi publicado em edição extra do DiĂĄrio Oficial da União.

As redes a serem implantadas permitirão a conexão de estabelecimentos pĂșblicos, como instituições de ensino, unidades de saĂșde, hospitais, bibliotecas, instituições de segurança pĂșblica e tribunais. O programa prevĂȘ parcerias com órgãos ou entidades, pĂșblicas ou privadas, para utilização da capacidade excedente das redes implantadas, garantindo a sustentabilidade econômica da ação e permitindo a oferta de serviços de telecomunicações.

Além de dotações orçamentĂĄria, o programa poderĂĄ receber, de acordo com o decreto, contrapartidas financeiras, fĂ­sicas ou de serviços, de origem pĂșblica ou privada; doações de origem pĂșblica ou privada; e recursos de origem pĂșblica ou privada oriundos de fontes nacionais e internacionais.

O decreto também cria um comitĂȘ gestor do programa, coordenado pelo Ministério das Comunicações, para monitorar e executar as ações previstas. O comitĂȘ serĂĄ composto por representantes dos ministérios das Comunicações, da Defesa, da Educação, da SaĂșde, da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovações e da AgĂȘncia Nacional de Telecomunicações (Anatel). Poderão participar do comitĂȘ gestor trĂȘs representantes de entidades com estrutura de governança composta por órgãos pĂșblicos que fazem uso da rede do Programa Amazônia Integrada SustentĂĄvel, desde que aprovado pelo ministro das Comunicações.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023