Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SUSPEITA DE CORRUPÇÃO

CPI pediu buscas no Ministério da Saúde na operação desta sexta, mas PGR opinou contra


Polícia Federal foi às ruas cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da empresa Precisa Medicamentos. CPI quer documentos sobre a negociação da vacina indiana Covaxin, suspeita de irregularidades. A CPI da Covid pediu buscas também no Ministério da Saúde na operação da Polícia Federal desta sexta-feira (17), mas a Procuradoria-Geral da União opinou contra, e o pedido acabou negado.

A PF saiu às ruas nesta manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da empresa Precisa Medicamentos. A operação foi pedida pela CPI e autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Precisa Medicamentos é alvo de operação da PF em São Paulo

A CPI quer documentos sobre a negociação da vacina indiana Covaxin. A Precisa, que intermediou a o contrato de compra entre o laboratório indiano Bharat Biotech e o governo federal, é investigada por supostas irregularidades no acordo.

Ao pedir buscas também no Ministério da Saúde, a CPI queria especialmente documentos do departamento de Logística da pasta. O ex-diretor da área, Roberto Dias, foi demitido após denúncias sobre eventuais ilicitudes na atuação na compra de vacinas.

A PGR, no entanto, entendeu que buscas no ministério poderiam comprometer informações "sigilosas e sensíveis" que não fazem parte do escopo da CPI.

"Se deferida a medida em tela, de forma precipitada, informações sensíveis e sigilosas, que não dizem respeito ao objeto da CPI, podem ser indevidamente capturadas, e prejudicar o interesse público da função exercida naquele ministério", escreveu a procuradoria.

Segundo os senadores, a CPI requisitou à Precisa todos os contratos firmados com a Bharat Biotech, inclusive aqueles que têm cláusula de confidencialidade, e também o contrato firmado entre a empresa e o laboratório indiano. Mas a CPI disse ter recebido apenas o memorando de entendimentos.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!