"Manifestações foram nitidamente oportunistas", diz senador Marcos RogĂ©rio sobre atos contra Bolsonaro

Por Redação em 13/09/2021 às 11:50:16

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) avaliou, nesta segunda-feira, 13, que os protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizados no domingo, 12, foram "oportunistas". Em entrevista ao Jornal da Manhã, o parlamentar afirmou que pré-candidatos se aproveitaram do movimento pró-impeachment do atual chefe do Executivo. "As manifestações foram nitidamente oportunistas. Depois do anĂșncio do grande evento do 7 de setembro, liderança polĂ­ticas, centrais sindicais, partidos polĂ­ticos e alguns pré-candidatos de direita, centro-direto, centro-esquerda e esquerda se uniram nesse movimento. Como era de se esperar, o evento foi inexpressivo. O que nós percebemos é que a população brasileira não tem Ăąnimo para um processo de impeachment", avaliou o senador, que acrescenta que a união de movimentos como MBL e partidos como o PSOL foi "irracional". "VocĂȘ juntar lideranças de um movimento como é o MBL e lideranças do PSOL, no mesmo ambiente, para defender uma pauta como essa, por mais que haja entre esses participantes um ponto comum, chega a ser irracional", opinou Marcos Rogério. "Nós tivemos ali cerca de cinco a seis pré-candidatos à PresidĂȘncia da RepĂșblica, o que torna o fracasso do evento ainda mais eloquente, porque vocĂȘ teve ali a chancela de muitos pré-candidatos. Mostra a inexpressividade dessa mobilização frente aos protagonistas do chamamento.", pontuou.

Sobre o 7 de setembro, o senador avaliou que a postura do presidente Jair Bolsonaro na carta em que afirmou nunca ter tido a intenção de agredir os poderes foi de "humildade" e demonstrou a "grandeza" do chefe do Executivo. "A atitude do presidente Bolsonaro talvez tenha sido uma das mais difĂ­cil de ser tomada, porque foi um gesto de humilde. Eu posso dizer que seria muito mais fĂĄcil, a considerar a natureza da decisão, tomar medidas radicais e, sobretudo, pautadas no apoio popular que ele vinha recebendo e ainda recebe para medidas mais maduras", disse. "Mas a gente não pode afirmar categoricamente até que proporção chegaria essa medida e quais consequĂȘncias terĂ­amos com uma atitude dessa, atingindo milhões de pessoas, inclusive os mais vulnerĂĄveis, além de levar a crise institucional a um patamar sem retorno. Áreas como a economia provavelmente seriam profundamente afetadas. Como jĂĄ haviam sido afetadas apenas com aquele movimento do 7 de setembro", acrescentou. "O presidente fez esse gesto de grandeza em nome do paĂ­s, porém engana-se quem pensa que ele tenha voltado atrĂĄs nas convicções que tem com os excessos que estão acontecendo com o STF."

Rumos da CPI da Covid-19

O senador Marcos Rogério afirmou que a ausĂȘncia de depoentes nas Ășltimas semanas acabou criando "narrativas" no ambiente interno da CPI da Covid-19. "Na semana passada, todo o debate ficou centrado na ausĂȘncia de depoimentos de alguns que conseguiram laudos médicos. A verdade é que isso acaba dando narrativas no ambiente interno da CPI. O fato do depoente não ir as vezes é mais utilizado na retórica polĂ­tica do que a presença propriamente", avaliou. O parlamentar acredita o relator Renan Calheiros (MDB-AL) e os demais senadores jĂĄ tĂȘm condições suficientes para fechar o relatório final, mas criticou os rumos que o documento final estĂĄ tomando. Marcos Rogério ainda contou que pretende apresentar um relatório alternativo ao final da comissão. "Para robustecer o relatório, o relator e o G7 preparam um texto baseado em narrativas. Eles tem voto suficiente para aprovar o relatório, mas eu espero que não aprove. Eu pretendo apresentar um voto que leve em consideração o conjunto do apuratório em relação ao Ministério da SaĂșde, governo federal, governos estaduais e municipais", disse. O senador acrescentou que, diante dos elementos apurados, não verificou crime de responsabilidade por parte do presidente.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023