Calendario IPVA 2024

Febraban reafirma apoio a manifesto que prega união entre os Poderes

Por Redação em 03/09/2021 às 01:00:22

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 2, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) voltou a manifestar apoio ao manifesto "A Praça é dos TrĂȘs Poderes", que pede a harmonia entre Executivo, Legislativo e JudiciĂĄrio. "A adesão se deu, desde o inĂ­cio, dentro de um contexto plurifederativo de entidades representativas do setor produtivo e cuja Ășnica finalidade é defender a harmonia do ambiente institucional no paĂ­s", justificou a federação. A nota da Febraban ainda anuncia rompimento com a Federação das IndĂșstrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "Sem consultar as demais entidades, [a Fiesp] resolveu adiar sem data a publicação do manifesto." Após conversa de Paulo Skaf, presidente da associação paulista, com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados e aliado do presidente Jair Bolsonaro (presidente), a divulgação do documento foi adiada para depois dos atos de 7 de setembro.

O manifesto não conta com apoio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, bancos vinculados ao governo federal. O PalĂĄcio do Planalto acredita que "A Praça dos TrĂȘs Poderes" se traveste de defesa da democracia para atacar o governo Bolsonaro. As instituições pĂșblicas ameaçaram deixar a associação, mas voltaram atrĂĄs. "A Federação manifesta respeito pela opção do Banco do Brasil e da Caixa, que se posicionaram contrariamente à assinatura do manifesto", diz a Febraban. A federação de bancos afirma que o documento é um "pedido de equilĂ­brio e serenidade, elementos basilares de uma democracia sólida e vigorosa".

Confira a nota divulgada pela Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reafirma o apoio emprestado ao manifesto "A Praça é dos TrĂȘs Poderes", cuja adesão se deu, desde o inĂ­cio, dentro de um contexto plurifederativo de entidades representativas do setor produtivo e cuja Ășnica finalidade é defender a harmonia do ambiente institucional no paĂ­s. A Federação das IndĂșstrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assumiu a coordenação do processo de coleta de assinaturas e se responsabilizou pela publicação, conforme e-mail dirigido a mais de 200 entidades no Ășltimo dia 27 de agosto. A Febraban considera que o conteĂșdo do manifesto, aprovado por sua governança própria, foi amplamente divulgado pela mĂ­dia do paĂ­s, cumprindo sua finalidade. A Federação manifesta respeito pela opção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que se posicionaram contrariamente à assinatura do manifesto. Diante disso, a Febraban avalia que, no seu âmbito, o assunto estĂĄ encerrado e com isso não ficarĂĄ mais vinculada às decisões da Fiesp, que, sem consultar as demais entidades, resolveu adiar sem data a publicação do manifesto. A Febraban confirma seu apoio ao conteĂșdo do texto que aprovou, jĂĄ de amplo conhecimento pĂșblico, cumprindo assim o seu papel ao se juntar aos demais setores produtivos do Brasil num pedido de equilĂ­brio e serenidade, elementos basilares de uma democracia sólida e vigorosa.

Fonte: PolĂ­tica

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023