Calendario IPVA 2024

Partido do Centrão, PL se queixa do Planalto mas descarta desembarque do governo

Por Redação em 30/08/2021 às 16:20:42

Dono da terceira maior bancada da Câmara dos Deputados e um dos principais partidos do Centrão, o Partido Liberal (PL) não anda muito feliz com o governo federal. Nas Ășltimas semanas, parlamentares da sigla, presidida por Valdemar Costa Neto, tĂȘm feito crĂ­ticas a ministros de Estado – pĂșblica ou reservadamente. Segundo relatos feitos à Jovem Pan, houve, inclusive, uma discussão sobre qual seria o posicionamento a ser adotado pela legenda, que integra a base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, daqui para frente, mas, ao menos por ora, o desembarque estĂĄ descartado.

Circula pelo WhatsApp um vĂ­deo, ao qual a Jovem Pan teve acesso, no qual o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), presidente estadual do PL, pede a saĂ­da do ministro da Economia, Paulo Guedes. O parlamentar rebate a fala do titular da pasta sobre o aumento da conta de luz. "Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?", questionou o ministro na Ășltima semana. No vĂ­deo, Côrtes diz que Guedes "zombou do povo brasileiro" e "estĂĄ atrapalhando o governo Bolsonaro". "Muita gente dentro do governo, que quer o bem do governo Bolsonaro, torce pro senhor sair", afirma. Em outro trecho do vĂ­deo, o deputado comenta as declarações do "Posto Ipiranga" do governo sobre a situação econômica do paĂ­s e diz que ele "enrolou no pagamento do auxĂ­lio emergencial. "As pessoas estão passando muita dificuldade, a massa do povo brasileiro tem dificuldade para se alimentar", acrescenta.

Vice-presidente da Câmara, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), é outro que endossa as crĂ­ticas a Guedes. "Não tenho nenhum desapreço pessoal pelo ministro Paulo Guedes, pelo contrĂĄrio, o respeito e quero bem, mas é impressionante a desconexão dele com a realidade do povo. Desemprego, fome, inflação, juros não o incomodam. O sonho do brasileiro era morar no discurso do ministro", escreveu em seu perfil no Twitter, na quinta-feira, 26. No dia seguinte, Ramos afirmou, também na rede social, que Guedes "vive num universo paralelo". Embora filiado ao PL, Marcelo Ramos vinha adotando uma postura de independĂȘncia ao governo até recentemente: votava favoravelmente às pautas econômicas, mas era contra a dita "pauta de costumes", por exemplo. No entanto, depois de ter sido acusado por Bolsonaro de ter "atropelado o regimento" da Câmara e impedido a votação de um destaque do partido Novo que vetaria o aumento do Fundo Eleitoral, o vice da Casa se tornou opositor do Planalto.

Em geral, os deputados do PL afirmam que ministros do governo não dão a devida atenção aos partidos da base aliada. "Temos muita dificuldade para conseguir agenda e ter os pleitos atendidos. HĂĄ uma insatisfação interna, hĂĄ uma reclamação geral. Não recebemos o tratamento esperado", disse à reportagem um parlamentar que apoia Bolsonaro desde o inĂ­cio de sua campanha à PresidĂȘncia. HĂĄ, ainda, uma outra razão: o partido quer um "equilĂ­brio de forças" na Esplanada dos Ministérios. Embora a ministra da Secretaria de Governo, FlĂĄvia Arruda, seja do PL, integrantes da sigla citam o fato de o Progressistas (PP) ocupar o principal posto do governo, a Casa Civil, pasta comandada por Ciro Nogueira (ex-presidente nacional do PP), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), controlar a liberação de emendas parlamentares.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023