O Assunto #517 a #521: Coligações, Afeganistão e o Talibã, Haiti, o Brasil com fome de novo, e idosos e a 3ª dose

Por Redação em 21/08/2021 às 06:00:48
O Assunto é o podcast diário com Renata Lo Prete. Perdeu algum nesta semana? Aproveite o fim de semana para maratonar. Nesta semana também na apresentação: Natuza Nery. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O Assunto é publicado de segunda a sexta-feira, mas você pode aproveitar o fim de semana para ouvir todos os episódios:

#517: As coligações e a reforma eleitoral

Há 4 anos deputados baniram as coligações nas eleições proporcionais. A medida valeu em 2020, quando foram eleitos vereadores, mas seu grande teste está previsto para 2022 – quando os cargos proporcionais em disputa serão os de deputado estadual e federal. Mas agora a Câmara tenta voltar com esse mecanismo, em um movimento que beneficia partidos nanicos e de aluguel. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Bruno Carazza, colunista do jornal Valor Econômico e autor do livro “Dinheiro, eleições e poder”. Carazza explica como o fim das coligações deixaria o sistema “mais claro” para eleitores e como ainda diminuiria o incentivo a partidos que “vivem da venda de apoio” ao governo. Ele analisa como o Brasil vive um “sistema disfuncional”, com dezenas de partidos, o que acarreta “dificuldade de negociar”, com negociações custosas – tanto do ponto de vista financeiro quanto político. E conclui como todos os movimentos recentes de reforma eleitoral vão na mesma direção: tornar a política mais excludente.

#518: Afeganistão na mão do Talibã

"As meninas estão com muito medo", relata a jornalista Adriana Carranca sobre a situação de mulheres afegãs em pânico depois da tomada de poder pelo Talibã. Adriana é uma das convidadas de Natuza Nery neste episódio - autora do livro "O Afeganistão depois do Talibã", ela viajou ao país quatro vezes e diz que a sensação ao chegar lá é de "voltar 2 mil anos" no tempo. Segundo Adriana, em sua última visita (2014) já era possível notar como o grupo estava perto de Cabul. A jornalista narra como afegãos estão "sitiados em casa" e relembra como os extremistas adotaram a tática de "saída estratégica" durante a invasão norte-americana 20 anos atrás. É Adriana quem explica as origens do grupo – cujo nome significa "estudante". "Os talibãs eram jovens e crianças que foram treinados para devolver a paz ao Afeganistão na guerra contra os soviéticos". Participa também Daniel Wiedemann, coordenador da redação da TV Globo em Nova York. Ele pontua como a retomada de poder por parte dos talibãs já era esperada: "a grande surpresa é a velocidade dessa tomada", diz. Daniel fala que esta não é apenas uma derrota de Joe Biden, mas sim "de quatro presidentes americanos, na mais longa guerra da história dos EUA", que começou com os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Para ele, agora Biden terá que lidar com o risco de o Afeganistão se tornar um "paraíso para terroristas".

#519: Haiti - um país desolado

Em 2010 um terremoto deixou mais de 200 mil mortos na ilha – e desde então o país nunca se recuperou. Agora, outro tremor e um ciclone fizeram mais vítimas no Haiti, que vivia uma crise política depois do assassinato do presidente. "Minha família está desesperada", relata Franceline Loregeant, haitiana que vive no Brasil desde 2014. Franceline conta os momentos de apreensão ao tentar localizar o irmão no último fim de semana – ele perdeu o celular depois do terremoto e ficou incomunicável. "A casa onde ele trabalha, destruiu tudo", diz. Ela narra a situação da família e diz que "não há abrigo", ao contar que a casa da mãe está cheia de água. Neste episódio, Natuza Nery conversa também com a repórter da TV Globo Lilia Teles, que participou da cobertura do terremoto em 2010 e voltou à ilha várias outras vezes. Lilia explica como o país, o qual "o mundo virou as costas" e vive "afundado em corrupção", nunca conseguiu se reconstruir. E relembra como ajudou a salvar uma mulher grávida dos escombros em 2010. "Nunca mais me esqueci daquilo. Sou uma Lilia antes e outra depois do Haiti".

#520: O Brasil com fome de novo

Depois de sair do mapa da fome da ONU, em 2013, estamos de volta ao mesmo patamar de insegurança alimentar do início dos anos 2000: quase 10% dos brasileiros não têm o que comer. “É a história se repetindo como farsa e como tragédia”, sentencia Marcelo Canellas, repórter do Fantástico, em entrevista a Natuza Nery. Em 2001, Canellas rodou o país para uma série de reportagens sobre a fome no Brasil e, agora, 20 anos depois, enfrenta novamente o desafio de contar as mesmas histórias. “Vejo um país concentrador de renda, concentrador de terra e um lugar no qual os ricos devem aos pobres o financiamento da educação pública”. Participa também deste episódio o economista Walter Belik, diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero e professor titular aposentado da Unicamp. Ele explica como os índices de segurança alimentar já vinham caindo desde antes da pandemia - resultado do desmonte de políticas públicas que tornaram o Brasil exemplo para o mundo. Belik fala ainda do paradoxo brasileiro (que produz cada vez mais comida enquanto o número de famintos cresce) e dá a receita para o governo tirar o país da atual “situação de urgência da fome”.

#521: Idosos, a Covid e a 3ª dose

Antes da vacinação engrenar no Brasil, o grupo que mais registrava casos graves e internações por Covid eram os maiores de 60 anos. Eles, junto com os profissionais de saúde, foram os primeiros a receberem o ciclo completo de imunização. Agora, meses depois da aplicação das doses, o número de pessoas internadas com 80 ou mais atingiu o maior patamar desde o início da pandemia, afirma a Fiocruz. “A vacina não zera o risco. Ela diminui, e muito, mas não zera”, reforça o pesquisador Marcelo Gomes, integrante dos Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz e coordenador do Boletim InfoGripe. Em entrevista a Natuza Nery, Marcelo explica a alta das internações das pessoas acima de 60 anos em cidades como Rio e São Paulo e defende a aplicação da terceira dose neste grupo. “Não sabemos se de fato vai melhorar, mas não oferece riscos. Neste cenário, acho importante antecipar”, opina. Também neste episódio, o infectologista Bruno Scarpellini conta o que vê no dia a dia da UTI de Covid do Hospital Samaritano Vitória, na capital fluminense.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana colaboraram também Gabriel de Campos, Ana Flávia Paula e Laís Modelli. Apresentação: Renata Lo Prete. Nesta semana na apresentação: Natuza Nery.

O Assunto

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023