Calendario IPVA 2024

Cantor Eduardo Araújo, da Jovem Guarda, é alvo da PF em SP em operação contra incitação a atos violentos

Por Redação em 20/08/2021 às 13:29:30
Ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia pelas redes sociais, segundo a Polícia Federal. Agentes foram até imóvel em Cotia, na Grande SP, mas como não havia ninguém no local, eles não entraram. Cantor Eduardo Araújo fala sobre a morte de Asa Branca

Arquivo pessoal

O cantor Eduardo Araújo, da Jovem Guarda, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (20) expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. A ação investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia divulgados pelas redes sociais.

O artista não havia sido localizado pela GloboNews e pelo G1 para comentar o assunto até a última atualização desta reportagem. Ele também não foi encontrado pelos agentes da Polícia Federal (PF) em sua casa em Cotia, Grande São Paulo. Por esse motivo, o mandado não foi cumprido, e não foram feitas buscas no imóvel.

Além de Eduardo Araújo, o cantor Sérgio Reis, também da Jovem Guarda, foi alvo de busca e apreensão pelo STF. Uma casa de Sérgio Reis, que fica em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, foi vistoriada por agentes da PF. O artista deverá depor nesta tarde na sede da Polícia Federal, na capital paulista (saiba mais abaixo).

Ao todo, 13 mandados foram autorizados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e atendem a um pedido da subprocuradora Lindora Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR). Houve buscas no gabinete do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) na Câmara dos Deputados, em Brasília(veja abaixo).

Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula são alvos de operação da PF

Os alvos são:

Sérgio Bavini (o cantor Sérgio Reis, no nome artístico);

Otoni Moura de Paulo Júnior, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ);

Alexandre Urbano Raitz Petersen;

Antônio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil);

Bruno Henrique Semczeszm;

Eduardo Oliveira Araújo, cantor;

Juliano da Silva Martins;

Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão;

Turíbio Torres;

Wellington Macedo de Souza.

Agentes da Polícia Federal (PF) foram a 29 endereços no Distrito Federal (1), além dos estados de Santa Catarina (6), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1).

VÍDEO: PF faz buscas no gabinete do deputado federal Otoni de Paula na Câmara dos Deputados

“O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, informou a PF, em nota.

A GloboNews apurou que há indícios de ameaças a ministros do STF, a senadores e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

VÍDEO: Residência de Sérgio Reis, em SP, é alvo de buscas da PF

Moraes determinou que todos os investigados, à exceção de Otoni, não podem se aproximar da Praça dos Três Poderes.

LEIA TAMBÉM:

MAURO FERREIRA: Separar ou não separar o artista da obra?

JULIA DUAILIBI: De olho no Senado e no STF, Aras tem evitado polêmicas

Entenda o inquérito da milícia digital aberto pela PF que levou à prisão de Jefferson

Saiba mais sobre os cinco inquéritos aos quais Bolsonaro responde no STF e no TSE

Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula

Eduardo Galeno/Divulgação; Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Após o vazamento de um áudio em que Sérgio Reis defende a paralisação de caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar ministros do STF, subprocuradores-gerais pediram à Procuradoria da República, no Distrito Federal, a abertura de investigação a respeito do caso.

Em entrevista ao jornal "O Globo", o artista disse se arrepender de ter mandado o áudio para um amigo.

Sérgio Reis disse a jornal ter se arrependido de áudio que mandou para amigo

Já Otoni foi denunciado pela PGR ao STF em julho de 2020 pelos supostos crimes de difamação, injúria e coação em vídeos com ataques e ofensas a Alexandre de Moraes. No mês seguinte, a Justiça de São Paulo determinou a exclusão das postagens.

O G1 tenta contato com o cantor e com o parlamentar.

Nas redes sociais, Otoni afirmou que “não há nada melhor que não dever nada a ninguém” e chamou Moraes de “tirano”. “Não tenho o que temer, pois nunca incitei a população contra as instituições basilares da República”, afirmou. “Mas sou e continuarei sendo crítico ao comportamento de ministros do STF”, emendou.

O parlamentar acrescentou que foi intimado a comparecer à PF e que agentes levaram um celular e um laptop.

Agentes da PF foram cumprir mandado de busca em um condomínio no Anil

Reprodução/TV Globo

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023