Calendario IPVA 2024

Barroso pede que Braga Netto indique nome das Forças Armadas para comissão de transparĂȘncia eleitoral

Por Redação em 17/08/2021 às 17:51:39
TSE anunciou medidas para reforçar transparĂȘncia do sistema após embates com Bolsonaro, que tem feito ataques sem provas às urnas. Grupo serĂĄ composto por 12 autoridades e especialistas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro LuĂ­s Roberto Barroso, e o ministro da Defesa, Braga Netto, debateram nesta terça-feira (17) a indicação de um representante das Forças Armadas para a comissão de transparĂȘncia das eleições.

A criação desse grupo é uma das medidas anunciadas pelo TSE para reforçar a transparĂȘncia e a confiança dos eleitores na segurança das urnas (veja no vĂ­deo abaixo).

Nas Ășltimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro tem feito uma série de ataques ao sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar qualquer prova e distorcendo dados oficiais.

A resposta institucional do TSE inclui a formação de uma comissão, com 12 especialistas em tecnologia e representantes de instituições pĂșblicas e privadas, para acompanhar cada etapa do processo eleitoral. Barroso e Braga Netto conversaram sobre a inclusão, nesse grupo, de um indicado das Forças Armadas.

O gabinete de Barroso confirmou a conversa à TV Globo. Disse que o ministro do TSE contatou o ministro da Defesa para solicitar a indicação, e que Braga Netto retornou a ligação na tarde desta terça-feira.

TSE anuncia medidas para ampliar transparĂȘncia das eleições

Barroso participava, por videoconferĂȘncia, de uma sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) quando recebeu o telefonema de Braga Netto. Com o microfone aberto, foi possĂ­vel ouvir na transmissão a saudação inicial do ministro: "Boa tarde, general, como vai o senhor?"

O ĂĄudio foi cortado em seguida, e a sessão de julgamentos continuou normalmente. O G1 questionou o Ministério da Defesa sobre a indicação do representante das Forças Armadas para a comissão eleitoral e aguarda retorno.

Mais transparĂȘncia

Na Ășltima semana, o TSE também anunciou outras medidas para aumentar a transparĂȘncia do processo de apuração das eleições – e, com isso, tentar debelar as informações falsas que vĂȘm sendo divulgadas sobre o tema.

A lista inclui:

a abertura para auditoria dos partidos, um ano antes das eleições, dos códigos-fonte dos programas que permitem o funcionamento das urnas eletrônicas – o prazo atual previsto em lei é de seis meses;

convite expresso para que os partidos participem do processo de inserção do código-fonte nas urnas. As legendas jĂĄ são autorizadas a participar da etapa mas, agora, serão convidadas formalmente. O processo jĂĄ é acompanhado pelo Ministério PĂșblico e pela PolĂ­cia Federal;

possĂ­vel aumento no nĂșmero de urnas que participam do chamado "teste de integridade" – uma votação paralela, na véspera da eleição, em que os votos são impressos e depois conferidos no boletim da urna eletrônica para atestar a confiabilidade do sistema. Hoje, 100 urnas são selecionadas aleatoriamente para a testagem.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023