Forças Armadas realizam demonstração simulada de operação militar

Por Redação em 16/08/2021 às 14:49:19

Esta é a terceira fase da operação e contou, pela primeira vez, com a participação do Exército e da AeronĂĄutica, passando a integrar o calendĂĄrio operativo do Ministério da Defesa. De acordo com a pasta, realizado desde 1988, o exercĂ­cio é considerado uma ação militar de alta complexidade, utilizando diversos meios e armamentos empregando munição real.

Dividida em quatro fases – deslocamento, tema tĂĄtico, adestramento conjunto e regresso – a Operação Formosa tem como principal propósito assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais, mantendo a tropa preparada para exercer sua atividade-fim, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. No exercĂ­cio foram empregados cerca de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e AeronĂĄutica.

Militares participam da Operação Formosa 2021 - Marcello Casal Jr/AgĂȘncia Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi convidado para o treinamento na Ășltima terça-feira (10). Na ocasião, a Marinha realizou um desfile com veĂ­culos blindados e armamentos na Esplanada dos Ministérios, a caminho do Campo de Instrução de Formosa.

O ato gerou repercussões por ocorrer no mesmo dia da votação, no plenĂĄrio da CĂąmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso – o que foi visto por parlamentares como uma tentativa de intimidação. A PEC teve 229 votos favorĂĄveis, 218 contrĂĄrios e uma abstenção e foi arquivada.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023