Calendario IPVA 2024

Moradores de seis comunidades da PA-370 interditam entrada de aterro sanitário de Santarém

Por Redação em 28/07/2021 às 10:13:39
Grande volume de fumaça que há dias sai do local e se espalha pelas comunidades do entorno tem sido alvo de reclamações, além do mau cheiro. Caixotes e cones foram colocados pelos manifestantes em frente ao portão de entrada do aterro de Perema

Érique Figueirêdo/Tv Tapajós

Após dias de transtornos em razão do grande volume de fumaça que sai do aterro de Perema e se espalha pelas comunidades do entorno, moradores fecharam a entrada do local e se recusam a sair sem que o prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar (DEM) compareça ao local para conversar com eles.

O aterro que recebe cerca de 200 toneladas de lixo por dia é alvo de frequentes reclamações das comunidades Estrada Nova, Cristo Rei, Perema, Jacamim, Castela e Miritituba, localizadas na região da PA-370. Há denúncias de vazamento de chorume para igarapés de cortam a região, e nos últimos dias, a presença de fumaça também tem gerado problemas aos moradores, inclusive respiratórios.

Os comunitários não querem apenas uma solução para a fumaça. Eles querem que a prefeitura de Santarém inicie o processo de desativação do aterro.

Comunitários em frente à entrada do aterro sanitário de Perema, em Santarém, no oeste do Pará

Érique Figueirêdo/Tv Tapajós

Representantes da prefeitura estão no local desde o início da manhã, quando a entrada do aterro foi fechada, como o secretário municipal de Urbanismo, Jean Murilo e o chefe de gabinete, Alberto Portela. Porém, os manifestantes se recusam a negociar com intermediários. Eles garantem que só sairão do local quando o prefeito Nélio Aguiar for até lá ouvir as demandas das comunidades afetadas.

*Reportagem em atualização

VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023