Calendario IPVA 2024

Justiça Eleitoral arquiva inquérito que investigava deputado Zeca Dirceu por suspeita de repasses não contabilizados em campanhas

Por Redação em 23/07/2021 às 22:06:56
Arquivamento ocorreu por falta de provas para indicar omissão na prestação de contas. Inquérito tinha sido aberto após delações de ex-executivos da Odebrecht, na Lava Jato. Em nota, o deputado federal Zeca Dirceu informou que recebeu a notícia "com alegria e a sensação de que a verdadeira justiça foi feita

Divulgação/Facebook

A Justiça Eleitoral arquivou um inquérito que investigava o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e o pai dele e ex-ministro, José Dirceu, por falta de provas para indicar a existência de omissão na prestação de contas de campanhas eleitorais.

O arquivamento ocorreu em 24 de junho, após decisão da juíza Camile Santos de Souza Siqueira, da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba, e foi confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nesta sexta-feira (23).

Conforme a decisão, apesar da falta de provas, o arquivamento com base na falta de justa causa não significa absolvição, "podendo, ante a existência de provas novas, ser retomada a investigação".

O inquérito, que tinha sido autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2017, indicava a suspeita de que Zeca Dirceu recebeu repasses não contabilizados de R$ 500 mil para financiar as campanhas eleitorais de 2010 e 2014.

Delações de ex-executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato, apontaram uma série de suspeitas sobre políticos, entre elas os pedidos de repasse por parte de José Dirceu - que não se confirmaram.

Em nota, o deputado federal Zeca Dirceu informou que recebeu a notícia "com alegria e a sensação de que a verdadeira justiça foi feita".

“Desde 2005, o Ministério Público e a Polícia Federal já reviraram a minha vida do avesso em várias investigações. Fico feliz em ver que mais uma vez nem provas ou sequer indícios foram encontrados ao meu respeito”, afirmou o parlamentar no comunicado.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraná

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023