Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Justiça Eleitoral arquiva inquérito que investigava deputado Zeca Dirceu por suspeita de repasses não contabilizados em campanhas


Arquivamento ocorreu por falta de provas para indicar omissão na prestação de contas. Inquérito tinha sido aberto após delações de ex-executivos da Odebrecht, na Lava Jato. Em nota, o deputado federal Zeca Dirceu informou que recebeu a notícia "com alegria e a sensação de que a verdadeira justiça foi feita

Divulgação/Facebook

A Justiça Eleitoral arquivou um inquérito que investigava o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e o pai dele e ex-ministro, José Dirceu, por falta de provas para indicar a existência de omissão na prestação de contas de campanhas eleitorais.

O arquivamento ocorreu em 24 de junho, após decisão da juíza Camile Santos de Souza Siqueira, da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba, e foi confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nesta sexta-feira (23).

Conforme a decisão, apesar da falta de provas, o arquivamento com base na falta de justa causa não significa absolvição, "podendo, ante a existência de provas novas, ser retomada a investigação".

O inquérito, que tinha sido autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2017, indicava a suspeita de que Zeca Dirceu recebeu repasses não contabilizados de R$ 500 mil para financiar as campanhas eleitorais de 2010 e 2014.

Delações de ex-executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato, apontaram uma série de suspeitas sobre políticos, entre elas os pedidos de repasse por parte de José Dirceu - que não se confirmaram.

Em nota, o deputado federal Zeca Dirceu informou que recebeu a notícia "com alegria e a sensação de que a verdadeira justiça foi feita".

“Desde 2005, o Ministério Público e a Polícia Federal já reviraram a minha vida do avesso em várias investigações. Fico feliz em ver que mais uma vez nem provas ou sequer indícios foram encontrados ao meu respeito”, afirmou o parlamentar no comunicado.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraná

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!