Calendario IPVA 2024

Ciro Nogueira na Casa Civil é 'última cartada' do governo contra isolamento político, avalia Centrão

Por Redação em 22/07/2021 às 05:35:01
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Integrantes do Centrão ouvidos pelo blog avaliam que a decisão do presidente Jair Bolsonaro de convidar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil é a "última cartada" do governo para dar uma guinada e tentar sair do isolamento político.

Atualmente, há um ambiente de insatisfação na base aliada do governo no Congresso Nacional. A percepção entre parlamentares governistas é que o próprio presidente precisa mudar de atitude, evitar conflitos e ter um diálogo mais amplo com a sociedade.

A aliança com o Centrão é o que tem garantido, no último ano, a governabilidade de Bolsonaro. É, também, o que tem barrado os movimentos no Congresso pelo impeachment do presidente. Essa aliança garante cerca de 250 votos em favor do governo.

Mas cresce, entre deputados e senadores da base, um ambiente de insatisfação.

"Bolsonaro sempre olha para as redes sociais e os radicais. Quando a gente pensa que o presidente fará um gesto de diálogo, ele volta a criar uma tensão institucional com ataques ao Supremo e até ao Congresso", resumiu um membro de um partido do Centrão.

Nesta semana, o anúncio de Bolsonaro de que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões contrariou até mesmo um dos principais aliados do governo: o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Em conversas reservadas, Lira demonstrou irritação com as falas de Bolsonaro com críticas ao fundo eleitoral.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023