Sentimentos- Respeito a sua dor

O Assunto #499: Congresso - Fund√£o e muito mais

Por Redação em 21/07/2021 às 02:32:37
Com Jair Bolsonaro mais dependente de sua base parlamentar a cada revela√ß√£o da CPI da Covid, deputados e senadores v√£o cuidando dos próprios interesses, sem maior preocupa√ß√£o com o pensamento ou as demandas da sociedade. Antes de saírem em férias, triplicaram o valor do fundo público que financia elei√ß√Ķes, no que bem pode ser um “bode na sala”. Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de √°udio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Com Jair Bolsonaro mais dependente de sua base parlamentar a cada revela√ß√£o da CPI da Covid, deputados e senadores v√£o cuidando dos próprios interesses, sem maior preocupa√ß√£o com o pensamento ou as demandas da sociedade. Antes de saírem em férias, triplicaram o valor do fundo público que financia elei√ß√Ķes, no que bem pode ser um “bode na sala”, explica Paulo Celso Pereira, editor-executivo do jornal O Globo. Diante da péssima repercuss√£o, tudo caminha para um “acordo” que reduziria os quase R$ 6 bi para algo como R$ 4 bi - patamar que mantém as campanhas brasileiras entre as mais caras do mundo. Na conversa com Renata Lo Prete, Paulo Celso fala também de outras movimenta√ß√Ķes na mesma linha, previstas para a volta do recesso, em agosto. Uma delas pretende reduzir drasticamente a obriga√ß√£o de prestar contas, criando uma espécie de “salvo-conduto para os gastos do Fundo Partid√°rio" e terceirizando sua an√°lise para auditorias privadas. Para completar, h√° a proposta de ado√ß√£o de um regime semipresidencialista, que limitaria os poderes do chefe do Executivo, aumentando ainda mais os do Congresso. Ao abra√ß√°-la, o presidente da C√Ęmara, Arthur Lira (PP-AL), “quer esvaziar a press√£o em torno dos mais de cem pedidos de impeachment de Bolsonaro". Como lembra Paulo Celso, falta apenas combinar com o eleitor, que j√° rejeitou o parlamentarismo (do qual o semipresidencialismo é a forma envergonhada) duas vezes em plebiscitos.

O que você precisa saber:

ENTENDA: a polêmica e o que est√° em jogo

ENTENDA: quanto cada partido pode levar do fundo

Saiba como votou cada senador e cada deputado

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Fl√°via Paula. Apresenta√ß√£o: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo

O que s√£o podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de r√°dio, mas n√£o é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa esta√ß√£o de r√°dio, a gente acha na internet. De gra√ßa.

D√° para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no tr√Ęnsito, lavando lou√ßa, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser tem√°ticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de gra√ßa - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Coronavirus 728x90
AL- Fake News - Vacinas
InfoJud 728x90