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Ministro da Educa√ß√£o defende retorno às aulas presenciais em pronunciamento em rede nacional: 'Necessidade urgente'

Por Redação em 20/07/2021 às 22:02:43
Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual; os municípios, na rede municipal. Ribeiro falou que o governo federal n√£o tem autonomia sobre o tema. Ministro da Educa√ß√£o Milton Ribeiro em pronunciamento

Reprodução

O Ministro da Educa√ß√£o, Milton Ribeiro, defendeu nesta ter√ßa-feira (20) em pronunciamento o retorno às aulas presenciais em todo o país.

"Quero neste momento conclam√°-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil n√£o pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gera√ß√Ķes", disse.

Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual; os municípios, na rede municipal. Ribeiro falou que o governo federal n√£o tem autonomia sobre o tema.

"O ministro da Educação não pode determinar o retorno presencial das aulas. Caso contrário, eu já teria determinado", afirmou. Segundo ele, "a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas".

A volta, segundo ele, é uma "necessidade urgente". O ministro falou que o fechamento de escolas imp√Ķe "consequências devastadoras"

Retorno

Em 1¬ļ de julho, Ribeiro j√° havia defendido o retorno às aulas presenciais em uma audiência pública no Senado:

"O Brasil é, infelizmente, um dos últimos países do mundo a reabrir as escolas. E n√£o h√° que se dizer que o assunto foi a vacina√ß√£o. Acabo de chegar da It√°lia e l√° os países est√£o todos retornando, alguns com porcentagem de vacina√ß√£o inferior ao Brasil”, afirmou Ribeiro, citando a reuni√£o dos ministro da Educa√ß√£o do grupo de países conhecido como G20.

"Já há protocolos de biossegurança estabelecidos que reduzem riscos de contágio no ambiente escolar. Todos estes protocolos se baseiam fundamentalmente em distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel. Isso está mais do que sabido", afirmou.

Entretanto, estudo feito por pesquisadores da Universidade de S√£o Paulo (USP) aponta que ainda h√° falhas em protocolos de reabertura das escolas justamente porque n√£o consideram pontos que a ciência j√° comprovou também serem importantes para frear a contamina√ß√£o, como ventila√ß√£o dos espa√ßos e escalonamento no transporte público para evitar aglomera√ß√£o.

No último dia 30 de junho, véspera da audiência do ministro no Senado, o Ministério da Educa√ß√£o (MEC) divulgou em uma rede social o Guia de Retorno às Aulas Presenciais, um documento elaborado pela pasta em 2020.

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Uma an√°lise do documento feita pelo físico Vitor Mori, do Observatório Covid-19, a pedido do G1, indicou que ainda h√° muito foco em limpeza de superfícies e pouca informa√ß√£o sobre a import√Ęncia de fazer atividades em ambientes ventilados ou cuidar para que haja ventila√ß√£o dos espa√ßos. "

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Fonte: G1

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