Calendario IPVA 2024

Luis Miranda diz ter informado à CPI nome citado por Pazuello como autor de pedido de 'pixulé'

Por Redação em 13/07/2021 às 02:21:03
À TV Cultura, deputado disse que cabe ao ex-ministro da Saúde informar o nome da pessoa. Procurado pelo G1, vice da CPI disse não ter sido informado sobre nome. Deputado Luis Miranda (DEM-DF) em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura)

Reprodução

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) declarou nesta segunda-feira (12) ter informado à CPI da Covid o nome citado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como autor de pedido de "pixulé".

Miranda deu a declaração ao conceder entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura). Questionado sobre qual seria esse nome mencionado por Pazuello, o deputado disse que cabe ao ex-ministro dizer.

Ao deixar o Ministério da Saúde em março, Pazuello gravou um vídeo no qual disse: "Ali começou a crise com a liderança política que nós temos hoje […] Aí chegou no final do ano, uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. Foi outra porrada, porque todos queriam o pixulé".

Durante a entrevista desta segunda, Miranda disse que Pazuello relatou a ele ter sido "travado" por um grupo e que uma pessoa teria ameaçado o então ministro de tirá-lo do cargo. Luis Miranda, então, foi questionado se contou ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), "a história do pixulé".

O deputado respondeu: "Não, não. Não entrei em nenhuma história com o Arthur Lira sobre esse assunto. Nenhuma, nenhuma, nenhuma. Minha relação com o Arthur Lira sempre se pautou por conta da reforma tributária."

Na sequência, o parlamentar foi questionado se a CPI sabe o nome mencionado por Pazuello. Ao que Miranda responde: "Em privado. Em privado, eu falei."

Questionado a quem falou, Miranda acrescentou: "Eu falei para quem? Para todos. Eu falei na CPI, ali na reunião que nós tivemos."

Luis Miranda, na sequência, pediu aos jornalistas que não fosse instado a falar algo "sem conseguir materializar".

Procurado pelo G1 após a entrevista, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse não ter sido informado sobre esse nome que teria sido mencionado por Pazuello a Luis Miranda.

Em depoimento à CPI da Covid, em 19 de maio, Pazuello disse que, quando falou em "pixulé", se referia aos recursos não aplicados em programas do governo (leia detalhes mais abaixo).

A conversa com Pazuello

Segundo Luis Miranda, durante um encontro Pazuello, o então ministro da Saúde disse que vinha sendo "travado" por um grupo apelidado de "os caras que querem mandar" na pasta.

"O Pazuello chega para mim e conta uma série de situações que ele vivenciou. [...] O Pazuello me conta que, no meio do ano passado, ele tinha comprado um IFA [Insumo Farmacêutico ativo] para o Brasil fabricar sua própria vacina, e ele começa a ser travado por um grupo de pessoas, que ele intitulou 'os caras que querem mandar no Ministério da Saúde'", afirmou Miranda na entrevista.

O deputado, então, prosseguiu: "E ele vai me contando toda a luta dele para poder conseguir fazer a vacina, a dificuldade que era para ter saído com a vacina ainda no ano passado, a nossa vacina, e ele vai me narrando a dificuldade. E eu falei: 'Cara, você tem que denunciar isso, isso é grave.' Ele falou assim: 'Amigo, eu fui ameaçado, rapaz. O cara botou o dedo na minha cara e falou que iria me tirar dessa cadeira'".

Miranda completou afirmando que quem tem que falar o nome da pessoa é Pazuello. "Se ele der o nome, eu falo: 'Foi esse mesmo o nome que ele falou dentro da aeronave'", disse.

Questionado diversas vezes por que não iria mencionar o nome da pessoa cujo nome teria sido citado por Pazuello, Miranda disse: "Quem sabe da história completa é o Pazuello, que vai voltar agora na CPI."

A CPI já aprovou a nova convocação de Pazuello, mas o depoimento ainda não tem data marcada.

'Pixulé'

A CPI da Covid questionou Pazuello a que ele se referia quando usou a expressão "pixulé" no discurso de despedida.

"São recursos não aplicados em vários projetos que são reaplicados por uma demanda ou outra. Este ano não teve. Este ano pegamos todo o saldo não aplicado e fizemos uma única portaria e investimos na Covid", declarou à época.

Análise

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre "Covaxin, CPI da Covid, e os irmãos Miranda":

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023