Mato Grosso inicia vacinação dos trabalhadores da indústria

Por Redação em 03/07/2021 às 17:09:05
Além deste grupo, o colegiado de saúde definiu ainda a vacinação de outros grupos com as 98.070 doses de vacinas enviadas nesta semana pelo Ministério da Saúde, sendo 73.500 da AstraZeneca e 24.570 da Pfizer. Vacinação contra Covid-19 em MT

Assessoria

Mato Grosso vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da indústria, conforme pactuação da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT).

A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã dessa sexta-feira (2), entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Além deste grupo, o colegiado de saúde definiu ainda a vacinação de outros grupos com as 98.070 doses de vacinas enviadas nesta semana pelo Ministério da Saúde, sendo 73.500 da AstraZeneca e 24.570 da Pfizer.

Serão vacinados com a primeira dose do imunizante AstraZeneca um quantitativo de trabalhadores da indústria relacionado pela Fiemt em ofício encaminhado à SES.

Para auxiliar os municípios na identificação das empresas do segmento industrial, o Sistema Fiemt, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), disponibilizará acesso ao banco de dados com a listagem das indÚstrias por razão social e CNPJ.

Assim, as indústrias que não estiverem identificadas poderão entrar em contato com o Sesi, por meio do telefone: (65) 3611-1653 ou e-mail [email protected].

Outros grupos

A resolução ainda deliberou que um quantitativo das doses da Pfizer deverá contemplar a aplicação da primeira dose em funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade, além de lactantes de bebês de até 1 ano de idade completos.

O documento pontua que, completado o grupo de lactantes e caso o município ainda disponha de doses destinadas para este público, os imunizantes poderão ser destinados à vacinação das lactantes de crianças de 1 ano e um dia de idade até 2 anos completos.

As doses da AstraZeneca serão destinadas a pessoas com 55 a 59 anos e trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. Já o prazo da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.896.910 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023