Calendario IPVA 2024

Baixada em Pauta #33: 'Sommelier' de vacina e o atraso na fila por escolha de qual dose tomar

Por Redação em 02/07/2021 às 11:07:41
Episódio discute como a vacinação da população é prejudicada pelas pessoas que tentam escolher qual dose da vacina contra a Covid-19 tomar. Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, comenta a situação. Você pode ouvir Baixada em Pauta no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Com a chegada de novas vacinas no Brasil e a disposição de doses de diversas farmacêuticas, muita gente quis escolher a vacina que irá receber para se imunizar contra a Covid-19. No entanto, as remessas têm sido enviadas de maneira inconstante, conforme a disponibilidade nacional. Com isso, quem deseja 'escolher' a vacina acaba atrasando uma fila com milhares de pessoas à espera da sua vez. Além disso, todas as vacinas aprovadas pela Anvisa têm eficácia comprovada.

Para falar sobre o assunto, o Baixada em Pauta trouxe a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.

Ela fala sobre os novos 'sommelier' de vacinas. Segundo ela, essas pessoas chegam a ir em diversos postos de vacinação, em várias ocasiões, esperando encontrar sua 'vacina preferida'. "[Essa pessoa] não é de um grupo de risco ou que tenha uma especificidade para essa vacina", esclarece.

Vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes, diz especialista

Reprodução/TV Globo

"O que a gente pode perceber é que as pessoas procuraram mais a vacina da Pfizer. A gente percebeu isso pelas filas [nos postos] terem sido maiores", explicou.

"A única maneira da gente controlar o coronavírus e ter uma vida normal é através de vacinação e através das medidas sanitárias", disse. Ela defende a vacinação em massa e reforça que as fórmulas das vacinas distribuídas no país já foram aprovadas pela Anvisa e pela OMS e são consideradas seguras e eficazes.

O que você precisa saber:

Vacina não é vinho nem cerveja: veja 5 motivos para não escolher qual delas tomar contra a Covid-19

Queda das mortes por Covid aponta indício do efeito da vacinação no Brasil; veja o que se sabe e os alertas

O podcast Baixada em Pauta é produzido por Juliana Steil e editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Alexandre Lopes.

Alexandre Lopes apresenta o podcast Baixada em Pauta

Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023